Ficou mais barato viajar no último mês de novembro. De acordo com uma pesquisa feita pelo Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA), as passagens aéreas ficaram 10% mais baratas, ocupando a segunda colocação de 15 itens, sendo que todos os demais são alimentos, que tiveram as maiores reduções de preços no comparativo com o mês anterior.
A redução de preços dos bilhetes coincide com o histórico recente de aumento da demanda por voos domésticos que, somente em outubro, cresceu 7,7% na comparação com o mesmo período de 2016. Outro dado que sugere o aquecimento do mercado de viagens é que novembro registrou também a maior intenção de viagem do ano, segundo sondagem do consumidor, realizada pelo Ministério do Turismo nas sete maiores capitais do País.
“Temos indicativos de que a economia está reagindo e no Turismo essa recuperação é visível”, comentou o ministro do Turismo, Marx Beltrão. Segundo o Boletim de Desempenho Econômico da MTur, houve um aumento no percentual de brasileiros que pretendem viajar de avião. O número saltou d e 48,4% em novembro de 2016 para 51% neste ano.
Além disso, o setor aéreo ainda apresentou o segundo maior faturamento médio, com 11,2%, durante o terceiro trimestre do ano, entre sete segmentos pesquisados.
Foto: Reprodução
Fonte: Panrotas/Ministério do Turismo