Para muitas pessoas, o mês de julho é sinônimo de viagem. Um dos principais motivos é o intervalo no ano letivo, onde famílias se programam para curtir momentos juntos com seus filhos ou familiares e, de quebra, conhecer lugares que proporcionam fugir da rotina de trabalho.
Por outro lado, o tempo ideal para a viagem às vezes é um dilema. Pensando nisso, o Skyscanner, líder global em busca online de passagens aéreas, hospedagem e aluguel de carros perguntou* aos brasileiros quantos dias são ideais para realizar uma viagem de férias e quais os principais motivos que levam os viajantes a botar o pé na estrada.
Mais da metade dos entrevistados (53%) respondeu que o período ideal para uma viagem de férias é entre uma semana e 15 dias. Em seguida, 18% disse que o ideal é de 21 a 30 dias. “Antes da realização de uma viagem, o item mais importante é o planejamento dos dias. Isso define o roteiro e as experiências que o viajante quer realizar. Depois dessa etapa, levam-se em conta os gostos, preferências, desejos e, claro, o cálculo dos gastos”, comenta Tahiana Rodrigues, gerente de comunicação do Skyscanner.
Além disso, a pesquisa identificou os principais motivos que levam as pessoas a viajar. Para 75% dos participantes é a oportunidade para conhecer novos lugares. Já 68% destacam o relaxamento e 58% um meio de sair da rotina. Outros pontos levantados foram que 46% aproveitam as viagens para visitar famílias e amigos, 42% ter contato com novas culturas e lugares, 19% fugir da realidade e 17% aprender novos idiomas.
Planejamento
As férias de julho já chegaram, mas ainda dá tempo de organizar uma viagem de férias. Para ajudar na hora do planejamento, o Skyscanner também oferece uma ferramenta de alerta de preços que permite que os viajantes recebam, por e-mail ou celular, notificações das variações de valores para que possam monitorar os aumentos e principalmente as reduções de tarifas, e assim, saber o melhor momento de comprar suas passagens. Além disso, o buscador também permite a pesquisa pelas melhores tarifas de hotéis e conta com serviço de busca de aluguel de carros que pode facilitar a viagem e gerar uma grande economia.