A 45ª ABAV Expo Internacional do Turismo e 48º Encontro Comercial Braztoa foi aberta hoje (27), no Expo Center Norte, em São Paulo, com a presença de grandes nomes do turismo e da política, dentre ministros, deputados e empresários, e o lançamento dos selos comemorativos para o Dia Nacional do Turismo, celebrado nesta data.
O presidente da ABAV, Edmar Bull, afirmou a importância do tema declarado este ano pela Organização Mundial do Turismo das Nações Unidas (OMT): Ano Internacional do Turismo Sustentável para o Desenvolvimento. “É fundamental fortalecer o debate sustentável nos negócios do Turismo e, com toda certeza, trazer essa questão para o evento onde está concentrado todo o setor é efetivo”, comenta Edmar Bull.
Para a presidente da Braztoa, Magda Nassar, os investimentos no Turismo no Brasil são menores do que em outros países da América do Sul, como o Chile, ainda que o país seja muito maior. “É necessário ter um apoio do governo, com políticas públicas muito mais ativas. O poder público precisa ter um olhar estratégico para o setor, de maneira limpa de corrupção. O atual cenário não é o mais esperançoso, porém estamos trabalhando para que o setor receba os investimentos necessários”, afirma Nassar.
Na ocasião, o público presente pôde acompanhar uma cerimônia de obliteração – processo de carimbar os selos antes da circulação nas ruas. “Os Correios possuem desafios econômicos e de rupturas. Não podemos mais contar com cartões postais no core business com o setor do Turismo, por exemplo. Vivemos outro momento e precisamos desenvolver soluções atrativas, como os selos especiais e comemorativos”, refletiu o presidente dos Correios, Guilherme Campos. “O setor do Turismo tem que ser melhor usado pela população de maneiras práticas”, completou.
Durante a cerimônia de abertura, autoridades citaram o programa Rio de Janeiro a Janeiro – agenda de eventos culturais para o estado do Rio durante o ano de 2018 – como uma das ferramentas de maior poder na recuperação do estado. Segundo o presidente da Embratur, Vinicius Lummertz, o Rio receberá mais de 25 milhões de reais em obras de infraestrutura, o que irá impactar em um aumento de 20% no número de turistas recebidos pelo país, além da geração de mais de 170 mil empregos. “A entrada das empresas aéreas europeias no Brasil que praticam tarifas menores, conhecidas como low costs, também será outro fator de alavanque do Turismo no Rio e no resto do país”.
O executivo da Embratur acredita que, por meio do diálogo, da convergência de propósitos e da negociação dentro do setor é que alcançaremos importantes resultados. “A ABAV Expo é essencial nesse âmbito, pois encontros estratégicos geram mais rentabilidade”, finalizou Lummertz.
O ministro do Turismo, Marx Beltrão, também participou da solenidade e reforçou que, em menos de um ano à frente do ministério, já conseguiu colocar o Turismo na agenda econômica do país. “Lançamos em abril o programa Brasil Mais Turismo, que é um conjunto de ações e iniciativas que alavancam o setor”. E ainda fez um apelo aos expositores e visitantes da feira: “Conversem com o Congresso! Falem com os secretários para que eles votem em mais ações que aumentem os investimentos e a competitividade setorial”.
Sérgio de Sá Leitão, ministro da Cultura, abordou a criação do grupo de trabalho no governo federal para implantar mais ações estratégicas tanto no Turismo como na Economia Criativa, já que, juntos, possuem representação de mais de 8% do PIB nacional, e fez um pedido: “vocês, participantes da ABAV Expo, se apropriem desses eventos culturais do calendário Rio de Janeiro a Janeiro para o desenvolvimento do Turismo. Vocês possuem essa forte ferramenta nas mãos”.
O prefeito de São Paulo, João Dória, finalizou a cerimônia fazendo uma retrospectiva de sua jornada no Turismo, desde secretário à presidência da Embratur. Falou, em primeira mão, sobre o programa São Paulo mais Rio, anunciando que a agenda Rio de Janeiro a Janeiro ocorrerá de forma compartilhada com São Paulo. “Será um trabalho em duas mãos, com eventos e atividades compartilhadas nas duas cidades”, afirmou.
Dória finalizou seu discurso com um olhar de esperança para os participantes da feira. “O último trimestre do ano refletirá a melhora na economia e, consequentemente, iniciaremos o ano com melhores expectativas. Por isso, eu lhes peço: invistam, mobilizem, desenvolvam e tragam para as ruas seus projetos que ficaram estacionados no período de recessão. As perspectivas são de esperança e progresso”.
Logo após os discursos das autoridades, houve o corte solene da fita inaugural, dando início às atividades da ABAV Expo 2017.
Foto: Daniel Vorley/ABAV