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O Brasil está entre os países mais procurados por estudantes norte-americanos para realização de programas educacionais, culturais e esportivos, de acordo com um estudo recente divulgado pela empresa de pesquisa ValuePenguin. Essa movimentação se reverteu, em 2014, num investimento de US$ 150 milhões em programas dessa natureza, sendo que nos últimos dez anos o gasto de estudantes estrangeiros no Brasil aumentou 147%, segundo dados do Banco Central.

Ainda segundo a classificação da IIE (Institute Of International Education), o Brasil está na 15ª posição entre os melhores destinos para esta finalidade. “Além de fatores educacionais e culturais, a variação cambial tem motivado a vinda desse público ao País”, apontou José Antônio Parente, presidente substituto do Embratur.

Segundo Parente, entre as ações do Instituto para promover esse mercado crescente, destaca-se a participação na maior conferência anual de educadores internacionais, a 68ª Conferência Anual & Expo da Associação de Educadores Internacionais.

“Em eventos desse porte, buscamos potencializar ainda mais a divulgação do destino Brasil também para outros segmentos. O mercado educacional ocupa uma posição estratégica para o País e acaba contribuindo para fortalecer a nossa imagem positiva no exterior”, enfatiza o líder do Embratur.

Somente em 2014, cem mil estudantes estrangeiros desembarcaram no País para estudar, segundo dados do MTur (Ministério do Turismo). “Os programas de intercâmbio são essenciais para estabelecer fortes vínculos entre a comunidade acadêmica internacional e o Brasil, ampliando as possibilidades ao turista internacional no nosso País”, explica.