O município de Recife (Pe), recebeu nesta segunda-feira (01), o Investe Turismo, programa desenvolvido pelo Ministério do Turismo em parceria com a Embratur e o Sebrae.
A iniciativa tem o objetivo de aumentar a capacidade turística da região, gerando emprego e renda para a população. Três rotas foram beneficiadas: Costa História e Mar, que englobam Recife, Olinda, Ipojuca e Fernando de Noronha; Costa Náutica Coroa do Avião, em Ilha de Itamaracá e Iagarssu; e História, dos Arrecifes e dos Manguezais, em Tamandaré.
Em todo o país, o programa Investe Turismo destinará R$ 200 milhões a 30 rotas turísticas. O recurso será utilizado para aprimorar os atrativos turísticos dos estados brasileiros, além de dar apoio à comercialização dos destinos nacionais.
“Este é o momento do turismo, não podemos perdê-lo. Temos que integrar as ações do Estado com a iniciativa privada e convergir esforços num sentido único que é gerar emprego, renda, melhoria de negócios e tudo que o turismo pode tão bem construir. Essa é a orientação do governo”, afirmou o secretário nacional de Desenvolvimento e Competitividade do Turismo, Aluizer Malab.
De acordo com o secretário de Estado de Turismo de Pernambuco, Rodrigo Novaes, a chegada do programa em Pernambuco dá início a um novo momento no estado. “Hoje a gente dá um passo importante em capacitação e qualificação. Recebemos o programa Investe Turismo e registramos toda nossa gratidão. Vamos melhorar essas rotas turísticas”, destacou Novaes.
Segundo a Secretaria Estadual de Turismo de Pernambuco, o estado recebeu, em 2018, mais de 5,9 milhões de turistas, sendo os meses de janeiro e fevereiro os que apresentaram maior procura. Recife, a capital do estado, recebeu mais da metade destes turistas: 3,3 milhões. Outros dados, agora do Anuário Estatístico do Ministério do Turismo, apontam que o número de turistas estrangeiros que chegaram pelo estado cresceu 45,7% se comparado com o ano de 2017. Argentina e Itália foram os principais emissores de turistas para Pernambuco.