Em seminário realizado ontem (04), no Rio de Janeiro, o secretário nacional de Desenvolvimento e Competitividade do Turismo do MTur, Aluizer Malab, lançou as diretrizes para o desenvolvimento do Turismo Social no Brasil.
Tendo como objetivo a inclusão de políticas públicas, Malab apresentou os principais pontos do documento e ressaltou a importância de ampliar o acesso de pessoas ao turismo. “O Turismo Social é a forma de turismo que promove a inserção de todos, proporcionando qualidade de vida e exercício da cidadania”.
Ainda de acordo com o secretário, as diretrizes vão nortear ações e fazer convergir políticas no sentido de promover um turismo de todos para todos. “Hoje 60 milhões de brasileiros viajam pelo Brasil e temos um potencial enorme de crescimento, já que o Turismo é um direito de todos e gera oportunidade de integrar comunidades locais à cadeia produtiva do setor de Viagens, obtendo benefícios sociais e econômicos”.
As Diretrizes que compõem o Turismo Social no Brasil são:
1) capacitação continuada dos recursos humanos, promovendo a inclusão e respeitando as diferenças;
2) informação e comunicação com engajamento e atuação conjunta de turistas, trade e setor público;
3) incentivos para viabilização e recursos, tecnologias e infraestrutura;
4) promoção e comercialização de roteiros, produtos e serviços turísticos de forma integrada e regional;
5) desenvolvimento e sustentabilidade do setor e das localidades impactadas pelo turismo; e
6) governança e parcerias para fortalecer a cadeia produtiva do turismo.
Crédito: Ministério do Turismo