Há uma magia na natureza, que deixamos contida dentro de nós e que repentinamente nos faz sonhar e buscar entender a imensidão da beleza. O conceito de respeito e contemplação emergem de uma simples conversa com alguém especial e marcam mais um dia semanal de contato com a liberdade.
A prainha se descortina de longe e traz uma solidão azul tão presente que parece um quadro ,quiçá uma colagem vinda de nossa liberdade interior carregada com a visão dos inúmeros surfistas que vencem as ondas e nos deleitam com suas pranchas. De longe são pontos pretos mas à medida que nos aproximamos, são personagens de uma calmaria de paz e sensualidade.
As fotos que conseguimos parecem retratar algo que só as mãos plenas de Deus conseguiu construir com uma lapidação natural mas repleta de carinho e proteção. O parque da Prainha embora com a porta principal aberta não nos permite acessar a trilha pois está fechada, há quase um ano por causa das chuvas mas permanece no nosso consciente. Fazemos o que o amigo letra A nos ensinou: fechamos os olhos, respiramos e sentimos como se estivéssemos caminhando e clicando mais uma preciosidade da Cidade Maravilhosa, como é conhecido nosso Rio de Janeiro.
Avançamos um pouco e é hora da praia do Abricó, onde o nudismo é permitido e finalmente avistamos Grumari. Dia que alterna sol e chuva, praia vazia mas com 2 pescadores e um casal escondido tomando café da manhã, talvez comemorando uma data especial ou apenas querendo sentir o poder da natureza em nossas vidas. Vamos até São Conrado ,para deixar um presente e aproveitamos para almoçar no Chez l ‘ami Martin, no shopping Fashion Mall, que acaba de ser vendido e está bem vazio. O almoço é uma descoberta visual e sensorial com sua “formule “ um menu executivo com mais de 10 opções que inclui entrada e prato principal por 70 reais.
O dessert, vulga sobremesa é um creme brule com preço um pouco salgado mas que derrete na boca com um serviço de qualidade e protocolos de segurança .Não é um dia normal não ,estamos na pandemia e foi meu descofinamento semanal … Bayard Do Coutto Boiteux é professor universitário, escritor, pesquisador, funcionário público e trabalha voluntariamente na Associação dos Embaixadores do Turismo do Rio e no Instituto Preservale (www.bayardboiteux.com.br)