Um dos principais destinos mundiais e sinônimo de cultura, natureza e história, o Peru também se destaca quando o assunto é gastronomia.
A culinária peruana é mundialmente conhecida pelo tempero único e sofisticado que atrai, ano após ano, cada vez mais visitantes. Não é à toa que, recentemente, o país foi premiado pelo sexto ano consecutivo como o “Melhor Destino Culinário do Mundo”, no World Travel Awards de 2017. Além disso, o Peru também está entre os melhores restaurantes da América Latina. Dos 50 restaurantes que compõem a lista, 10 estão no país.
Tamanho reconhecimento pode ser graças à qualidade dos ingredientes e matérias-prima, que são cultivados e colhidos nas próprias terras peruanas. Por conta disso, é muito comum encontrar no país – em especial na sua capital, Lima – diversas opções de restaurantes especializados na culinária tradicional e local.
Confira os principais restaurantes mundialmente premiados:
VEDA
A opção diferenciada para quem procura uma culinária alternativa sem perder o poderoso tempero peruano. No comando do chef Percy García, o restaurante localizado no bairro de Miraflores oferece uma gastronomia sem açúcar, glúten, lácteos e qualquer outro alimento que venha de origem animal.
EL RINCÓN QUE NO CONOCES
Se a sua preferência é a tradição, este restaurante é conhecido como o ícone da culinária afro-peruana. Diariamente, é possível provar uma grande quantidade dos mais diferentes tipos de guisados e mais de 30 pratos da tradicional cozinha criolla. Fundado pela chef Teresa Izquierdo e atualmente administrado por sua filha Elena, o restaurante apresenta também uma incrível seleção de sobremesas tradicionais.
AMAZ
Um dos restaurantes mais queridos da América Latina e grande referência na cozinha amazônica. O Amaz, comandado pelo chef Pedro Miguel Schiaffino, possui opções de pratos selvagens como a cecina (uma espécie de carne desidratada) e o tacacho, feito a base de banana. O menu de bebidas apresenta uma incrível seleção de frutas raras e desconhecidas, perfeitas para despertar a curiosidade de quem as prova.
CENTRAL
Considerado a cereja do bolo da culinária peruana, o Central foi classificado como o segundo melhor restaurante da América do Sul e o quinto melhor do mundo. Sua cozinha tradicional utiliza ingredientes de altitudes de até 3.500 metros do nível do mar. As estrelas do menu são as vieiras temperadas com rocoto peruano picante, que são transformadas em uma crosta com textura de merengue. Além disso, os clientes podem pedir o acompanhamento de uma seleção de batatas peruanas decoradas com muña e lascas de alpaca.
OSSO
A opção mais distante da culinária peruana. Porém, considerado o melhor lugar para se comer carne na América Latina. O restaurante foi inicialmente fundado como um açougue, e o chef Renzo Garibaldi convidava seus amigos para provarem os mais diferentes cortes de carne após passarem por um processo de envelhecimento – algumas por até 12 meses – em que as enzimas se decompunham e transmitiam um sabor diferente a carne. Hoje, o local se destaca como a melhor grelha de luxo do país.
Foto: Divulgação