Um surto de sarampo que já contaminou 70 pessoas levou autoridades públicas de saúde da Califórnia a desaconselharem visitas ao parque da Disney. O comunicado é dirigido aos turistas e moradores que não foram vacinados contra a doença, incluindo os bebês que ainda não têm idade para serem imunizados.
A suspeita é de que os primeiros contágios tenham surgido no parque temático e que, de lá, a doença tenha se espalhado para cinco estados americanos e para o México. A maioria dos casos, 62, ocorreu na Califórnia.
A porta-voz dos resorts da Disney, Suzi Brown, afirmou que a agência concorda que “é completamente seguro visitar o parque, se você fizer parte do grupo de pessoas que foram imunizadas”.
Entre os que foram contaminados, há pacientes com idades que variam entre sete meses e 70 anos de idade. A grande maioria não era vacinada e um quarto delas teve que ser hospitalizada. Nesse grupo há tambem cinco funcionários da Disney. Três deles já voltaram ao trabalho.
Segundo a Disney, colaboradores que podem ter tido contato com os infectados tiveram que apresentar atestados de vacinação ou exames de sangue, para provar que estavam imunes ao sarampo. Aqueles com resultados pendentes foram colocados em licença remunerada. Vacinas também estão sendo oferecidas a todos os empregados.
O surto de sarampo que atingiu a Califórnia recentemente é considerado grave, já que a média de casos no estado gira em torno de quatro a 60 por ano.