A América Latina é um continente cheio cores, sons e sabores. Mas, no quesito festa, não há país mais desejado pelos latino-americanos do que o Brasil. Quando se fala em realizar alguma viagem internacional para aproveitar uma festa popular, nosso País é a principal opção para mexicanos (56%), colombianos (50%) e argentinos (47%).
Os dados são de uma pesquisa* da Booking.com, líder mundial em conectar os viajantes com opções incríveis de lugares para ficar, que tem o objetivo de analisar o comportamento de viajantes de Brasil, Argentina, Colômbia e México e sua relação com as festividades do próprio continente.
A festa nacional preferida desses viajantes não é surpresa. O carnaval é o que motiva os turistas que viajam ou querem viajar com a finalidade de conhecer um evento popular de um país. Dos mexicanos que escolhem o Brasil como melhor destino para festividades, o Carnaval é o preferido de metade (50%) deles. A festa também atrai mais fortemente 44% dos colombianos e 39% dos argentinos.
Já os viajantes brasileiros, quando pensam em viajar para o exterior com o motivo principal de conhecer uma festividade nacional, tem seus olhos voltados para o México: mais de três quartos (38%) gostariam de visitá-lo. Já a festa escolhida por 26% dos brasileiros é uma das tradições mais famosas do país, o Dia dos Mortos, comemorado entre os dias 1 e 2 de novembro. A data, inclusive, é a segunda festa mais motivadora para os viajantes da Colômbia (23%) e Argentina (17%), atrás apenas do Carnaval brasileiro.
Panorama
No geral, as quatro nacionalidades pesquisadas gostariam de viajar para outro país para conhecer as festas populares. Desses, os viajantes da Colômbia são os mais empolgados: três quartos (75%) têm interesse nesse tipo de turismo. Em seguida estão os mexicanos (61%), brasileiros (59%) e argentinos (50%), os menos interessados em festas populares pela América Latina. Quando avaliamos o número da América Latina como um todo, 6 em cada 10 (61%) viajantes do continente afirmam que gostariam de viajar com esse propósito.
No entanto, o interesse decresce de acordo com a idade: quanto mais novos os viajantes latino-americanos, mais vontade existe de viajar para conhecer uma festividade. Tanto que o número pula de 61% para 74% quando consideramos apenas os respondentes entre 18 e 29 anos. Para os viajantes com mais de 60 anos, o número cai para menos da metade (36%).