Pesquisa feita pelo site TripAdvisor com base nas avaliações de internautas mostra que o melhor parque de diversões da América do Sul e um dos 10 melhores do mundo fica no Brasil, mais precisamente em Santa Catarina: o Beto Carreiro World. Além disso, três estabelecimentos brasileiros figuram entre os top 10 do mundo na categoria parques aquáticos, dos quais um deles (Beach Park, no Ceará) ocupa a segunda posição do ranking global.
Os outros dois parques aquáticos brasileiros da lista são o Hot Park, localizado em Goiás, oitavo colocado, e o Termas dos Laranjais, localizado no interior de São Paulo, nono colocado. O prêmio anual é baseado em milhares de avaliações postadas pelos viajantes no TripAdvisor em todo o mundo. Os vencedores foram determinados por meio de um algoritmo que levou em conta a quantidade e a qualidade dos comentários para parques aquáticos, parques de diversões, zoológicos e aquários em todo o mundo, ao longo de um período de 12 meses.
Os dados do TripAdvisor mostram ainda que 54% dos brasileiros pretendem visitar um parque de diversões este ano. Entre eles, 39% costumam ir a parques com seus parceiros, 35% com seus filhos e 17% com amigos. Em maio, o ministro do Turismo, Henrique Alves, se reuniu com representantes do Sistema Integrado de Parques e Atrações Turísticas (Sindepat) e reafirmou o compromisso da pasta em acompanhar os temas de interesse do setor para avançar na discussão sobre o potencial de geração de empregos e divisas por meio dos parques. Atualmente, os 18 parques que integram o Sindepat recebem mais de 12 milhões de visitantes por ano e, juntos, faturam cerca de R$ 1,5 bilhão.