“O mundo já mudou radicalmente e, com o smartphones e as ferramentas mobile, o consumidor tem todo o poder nas mãos”, afirmou o diretor de Market Management Brasil da Expedia. Segundo Tavares, isso implica em uma série de desafios para as companhias, uma vez que o “esforço para o consumidor mudar de empresa é um simples deslizar de dedo”. Por conta do desapego às marcas, o objetivo de atender às expectativas dos clientes deve ser central – e esse aspecto “não mudou e não mudará”, para Tavares.
As principais expectativas dos consumidores, conforme destacou o diretor da Expedia, são: ganhar tempo; encontrar soluções para seus problemas; e ter uma experiência prazerosa e agradável, que traga simplicidade e nenhum tipo de complicação em sua utilização. Um ponto fundamental para Tavares na construção dessa experiência que agrade o viajante é ouvi-lo, juntamente com os parceiros da companhia em questão. “Ouvir é muito necessário e requer coragem”, ressaltou Tavares.
PROPÓSITO
Substantivo bastante utilizado em estudos que apontam a intenção dos millennials, tanto em relação ao mercado profissional quanto à vida pessoal, o propósito foi destacado no painel com a apresentação da Volunteer Vacations, empresa especializada em viagens de voluntariado. A idealizadora e co-fundadora da empresa, Mariana Serra, destacou a incipiência do mercado no Brasil, o que pode dar margem para o desenvolvimento de novas experiências de viagem mais atreladas ao impacto social que o Turismo gera em locais que demandam ações humanitárias. A “questão do propósito” e a “inquietude diante de situações vistas em locais do mundo como Iêmen, Sudão do Sul e até mesmo no Brasil” foram os motivadores da iniciativa, segundo Mariana, e a empresa conta com mais de 500 viagens realizadas para 15 destinos, além de um público majoritariamente (90%) feminino.
MOBILE
Responsável por liderar o atendimento consultivo às maiores empresas da indústria de Turismo no Facebook tanto no Brasil como na América Latina, André Gyurkovits destacou a presença cada vez mais forte do mobile no setor. “O smartphone se transformou em uma espécie de bússola de viagem e está presente em toda a jornada de compra do consumidor”, afirmou ele.
Além disso, as redes sociais também exercem forte influência. Segundo dados apresentados por Gyurkovits, 59% dos usuários utilizaram o Facebook ao planejar uma viagem e um número ainda maior se mostra quando a ferramenta em questão é o Instagram: 92%. Criar conteúdos nessas plataformas, portanto, é um caminho fundamental para as empresas do setor, segundo o diretor. “Estamos na era da abundância de conteúdo e, nesse cenário, a personalização é a chave”, completou.
Fonte: Panrotas
Foto: Brunna Castro