No ano passado, pouco mais de 11 milhões de pessoas foram a algum consulado norte-americano atrás de um visto de entrada. No entanto, ninguém fez mais este processo do que os chineses, que pela primeira vez passaram os brasileiros. Em 2014, cerca de dois milhões de vistos foram emitidos na China e este ano a previsão é de chegar a 2,5 milhões.
Segundo o Departamento Consular dos Estados Unidos, foram 57 mil solicitações de vistos por dia. “É um processo grande e complexo, mas bastante organizado”, afirma Mike Ritchie (foto), que trabalha no departamento, tendo atuado em mercados da América Latina como Argentina e Venezuela.
Segundo ele, em países com menor demanda o processo pode ser feito em até três semanas. Já em países onde há bastante pedido, como China e Brasil, o tempo de espera pode ser de poucos dias. “Solicitei meu visto na segunda-feira e na sexta já estava com ele em mãos. E eu fiz em Recife”, elogiou Guilherme Luck, da Luck Viagens, que mesmo tendo cidadania alemã optou por entrar em solo americano com passaporte brasileiro.