PUBLICIDADE

DESTINO INTERNACIONAL

A Itália possui além de suas paisagens naturais e urbanas que chamam a atenção dos turistas, além das incríveis histórias a contar e destinos a percorrer, ela tem muito em sua gastronomia a oferecer.

A cidade de Bronte possui o famoso pistache como símbolo, com a denominação de Ouro Verde na região. Usado para preparar diversos pratos, sejam salgados ou doces. Um dos ingredientes mais preciosos da cozinha siciliana.

Os pistaches de Bronte possuem características próprias devido ao solo vulcânico da região, um habitat natural favorável que não precisa de muita água, ou tratamento especial, são capazes de se agarrar às encostas íngremes com seus galhos retorcidos e suas raízes profundas.

A colheita, que acontece a cada dois anos entre o final de agosto e o início de setembro, é um momento mágico em que se renova um ritual coletivo que envolve toda a população de Bronte: mulheres, homens, idosos e crianças; todos sobem para retirar, um a um, esse precioso fruto, com uma pele cor de pérola que contém em si um triunfo de tons coloridos, do verde profundo ao vermelho-púrpura.

O pistache de Bronte também é um ingrediente especial de molhos salgados, como o pesto. Para comemorar, todos os anos, no final de setembro é realizado em algumas praças e ruas do centro histórico o “Festival Pistachio” que atrai e conquista milhares de turistas de todo o mundo.
Foto: Pixabay