Segundo os dados da Belta (Associação das agências de intercâmbio do Brasil) em 2019, 387 Mil brasileiros fizeram intercâmbio. Um aumento de 5.86% comparado com 2018. Apesar da alta de algumas moedas houve este aumento. Os 6 principais destinos de embarque foram: Canadá, Estados Unidos, Irlanda, Reino Unido, Austrália, e África do Sul. Com as restrições impostas pelo COVID-19, muitos viram a necessidade de parar e pensar mais adiante. Ter uma vivência internacional hoje é requisito básico para os melhores cargos.
Ainda estamos com restrições mas, planejar e decidir qual o melhor roteiro e tipo de intercâmbio pode ser feito agora. “Vai ser gradativo a abertura dos países, porém muitos já começaram a negociar as viagens para o primeiro semestre de 2021. O bom disso, é que quem compra um pacote agora tem tempo de se programar até a data da viagem e ir com mais conforto e economiza!”, diz Lorena Peretti, especialista em intercâmbio e CEO da Minds Travel.
Outro dado bastante relativo é que, a procura por cursos de inglês e outras línguas cresceu exponencialmente por pessoas buscando aprimorar um idioma.
“Muitas pessoas trabalhavam e não viam a necessidade de viajar, agora que o isolamento fez as pessoas enxergarem o outro lado, viajar está no topo da lista de muitos brasileiros. E saber uma outra língua é primordial”, evidencia Leiza Oliveira CEO da Minds Idiomas que registrou um aumento de 15% na procura em seus cursos.
Pensando nisso, a Minds Travel, separou a lista dos 6 principais destinos para se aprender o inglês:
• Canadá
• Estados Unidos
É impossível que a ideia de fazer um intercâmbio nos Estados Unidos não tenha passado pelo menos uma vez na sua cabeça, o país é um dos grandes centros do mundo, atraindo milhões de turistas, intercambistas, e profissionais todos os anos. Os lugares mais procurados são Nova York, Fort Lauderdale, Miami, San Diego, San Francisco, Chicago e Boston. Que atraem atenção pela sua localização, qualidade de vida e entretenimento.
Uma pesquisa feita pelo site holandês Study Portals revelou que a Irlanda é o destino da Europa onde os estudantes internacionais sentem-se mais satisfeitos. E não é difícil entender o motivo pelo qual a Irlanda se tornou a queridinha dos alunos estrangeiros. O país vai muito além da cerveja Guinness e das festas do Dia de St Patrick: possui uma população acolhedora, belas paisagens naturais e históricas, além de cidades universitárias repletas de atividades culturais e sociais.Os principais destinos são Dublin, Cork, Limerick e Galway.
• Reino Unido
O intercâmbio no Reino Unido é uma oportunidade de estudar inglês e trabalhar em uma das melhores regiões da Europa. Os principais cidades para estudar inglês no Reino Unido são: Aberdeen, Edimburgo, Belfast, Manchester, Liverpool, Norwich, Oxford, Cambridge, Londres, Bristol, Brighton, Torbaye Bournemouth. Além de ter as melhores universidades, a cultura presente nestas cidades também chama muito a atenção dos intercambistas.
• Austrália
Uma dos principais objetivos de brasileiros que vão estudar na Austrália é desenvolver a fluência em inglês. Não à toa: o país oferece uma variedade de opções de estudo para estudantes estrangeiros, com mais de 1.200 instituições e 22 mil cursos de idiomas.Praias dignas de cinema, clima parecido com o de grandes cidades brasileiras, centros urbanos com gente de todos os cantos do mundo, o famoso Outback… Todos esses cenários cabem na Austrália, o sexto maior país do mundo (logo abaixo do Brasil em extensão).
• África do Sul