PUBLICIDADE

Europa

Nesta semana, celebramos, o Dia Internacional da Felicidade e para assinalar a data as Nações Unidas lançaram o “Relatório Mundial da Felicidade 2017”. Portugal está na 89ª posição. Que país encabeça a lista?

Para não variar, no que a estatísticas de felicidade diz respeito, os países nórdicos europeus lideram a tabela. Este ano, não é exceção. Celebra-se esta segunda-feira, 20 de março, o Dia Internacional da Felicidade e para assinalar a data as Nações Unidas lançaram o “Relatório Mundial da Felicidade 2017”. O estudo da UN’s Sustainable Development Solutions Network foi feito por especialistas independentes, onde está incluido o economista Jeffrey Sachs, e classificou os países numa escala de 0 a 10.

“A Noruega saltou do quarto lugar em 2016 para o primeiro lugar este ano, seguida pela Dinamarca, Islândia e Suíça, um grupo bem acalentado. Os quatro principais países pontuam em alta nos principais fatores que sustentam a felicidade: cuidado, liberdade, generosidade, honestidade, saúde, orçamento e boa governança”, revela o documento mais recente.

As pessoas nos países mais felizes do mundo confiam nos seus governos e empresas, vêem-se livres para tomar decisões sobre a sua vida e dizem que têm um bom apoio social. Neste cenário, onde é que os portugueses se inserem? No universo dos 155 analisados, Portugal está na 89ª posição, assistindo a uma recuperação de cinco lugares face ao resultado obtido em 2016. Depois da Noruega, está a Dinamarca, a Islândia, a Suíça e a Finlândia e, no final do ranking está a Tanzânia, o Burundi e a República Central Africana.