Na hora de planejar as férias ou os feriados prolongados, a opção de viajar para fora do país é a mais procurada por muitos brasileiros. No entanto, a alta do dólar fez com que os planos de algumas pessoas fossem alterados e muitos deixassem de lado a ideia de deixar o Brasil nos momentos de folga. Mas engana-se quem pensa que a desvalorização da moeda brasileira encareceu os custos de todos os destinos internacionais; muitos deles ainda são vantajosos para os brasileiros, com passagens baratas e baixo custo de vida.
De acordo com Gustavo Mariotto, executivo da agência de viagens, muitas pessoas têm buscado locais menos visados e com moedas mais favoráveis em relação ao real. “Ainda que as viagens para os Estados Unidos e para a Europa continuem muito procuradas, as pessoas que buscam pacotes com preços mais atraentes têm descoberto outras opções internacionais muito interessantes e baratas”, comenta.
Além das viagens nacionais, que têm ganhado cada vez mais força no cenário turístico do país, muitos trajetos para países da América do Sul aparecem como boas possibilidades de passeios para os brasileiros. A proximidade geográfica e o câmbio favorável são os fatores que mais motivam a escolha e, com isso, permitem que muitas pessoas descubram rotas impressionantes e que podem ser feitas sem comprometer o orçamento.
Opções de destinos
A Argentina fica bastante próxima ao Brasil e tem a vantagem de ter uma moeda de câmbio favorável. Além das belas paisagens e dos ricos roteiros culturais, o país conta com locais mais frios, ideias para conhecer durante o inverno e aproveitar a neve e o clima romântico.
Quem não abre mão de passear por praias e locais com altas temperaturas pode conferir a Ilha de San Andrés, na Colômbia. Fazendo parte do Arquipélago de San Andrés, Providencia e Santa Catalina, a ilha é repleta de praias de águas claras e calmas, ideais para banhistas.
Se o objetivo for ir para um destino mais badalado, Cancún, no México, oferece uma excelente estrutura para visitantes e ótimas opções de praias e festas.