Chamado de “Interno”, fica dentro de uma penitenciária
Um restaurante no mínimo inusitado está fazendo muito sucesso entre os turistas de Cartagena, popular cidade da Colômbia. Batizado de “Interno”, o estabelecimento fica dentro da penitenciária feminina de San Diego, perto dos melhores hotéis do município.
As detentas, algumas delas condenadas por homicídio, servem refeições gourmet desde dezembro, com o objetivo de promover a reabilitação e também de adquirirem novas práticas.
Os pratos mais famosos no local são o ceviche de robalo e o tabule feito com quinoa andina. O jantar é servido no pátio da prisão de segurança mínima, onde as detentas estavam acostumadas a comer refeições servidas em bandejas descartáveis.
Esse restaurante foi inspirado no InGalera, que funciona dentro de uma cadeia de Milão, na Itália. Na Colômbia, é administrado pelo Teatro Interno, uma fundação do país liderada pela atriz de TV Johana Bahamon, que realiza oficinas de teatro em prisões de todo o país.
As 170 detentas receberam aulas de chefs renomados, como Henry Sasson e Koldo Miranda, e aprenderam a fazer pães e sobremesas sofisticadas.