PUBLICIDADE

Europa

Urbana, deserta, selvagem, de ilha, tranquila ou badalada, calma ou agitada. Em matéria de praias, não há o que o Brasil não possa oferecer: da mágica das marés à infraestrutura para visitantes.

Confira a lista abaixo:

NORTE

No Pará, a praia da Princesa, na Ilha de Algodoal, é uma boa pedida para quem gosta de locais rústicos e exóticos. Para ter acesso ao cenário bucólico que envolve o longo caminho até a praia, o visitante deve gostar de aventura para desfrutar do percurso cercado por uma enseada com dunas.

O trajeto simplificado até a ilha fica pelo vilarejo de Marudá, a 170 km de Belém, por estrada asfaltada. Na praia, o banhista ainda pode desfrutar de vários bares que cercam o local, normalmente coroado por um pôr do sol cinematográfico, mas recomenda-se que a visita seja evitada nos meses de janeiro e julho, quando a ilha fica lotada. Nos demais, o turista tem a sensação de que é dono da praia.

NORDESTE

No caso do Nordeste, sugerir os melhores destinos é uma tarefa nada fácil. O litoral é repleto de belas praias urbanas, semidesertas ou desertas. Os exemplos são incontáveis, mas em todas as listas devem constar a praia de Lagoinha – a 124 km da capital Fortaleza – um dos mais magníficos cartões postais do estado do Ceará.

Nos seus 15 km de extensão, o turista pode ver lagoas de água doce, coqueiros e um mar verde turquesa, formando cenários espetaculares. Em uma das extremidades está a paisagem mais bela desta praia: entre duas dunas avermelhadas, onde contrasta o verde dos coqueiros em meio à encosta, a praia faz uma espécie de meia-lua que desemboca em arrecifes no mar. É a versão tropical do paraíso!

Descendo o litoral, é no estado do Rio Grande do Norte que o turista vai chegar à incrível praia de Pipa, um dos cinco destinos mais visitados da região nordestina. O charme praiano do vilarejo é o que torna Pipa famosa entre todos os perfis de turistas: dos viajantes mochileiros às famílias, dos turistas estrangeiros aos brasileiros interessados em conforto e tranquilidade. A praia é especialmente concorrida nos finais de semana prolongados, quando grandes grupos de gente jovem e bonita vai à cidade colocar o pé na areia. Daí vem a fama local pela vida noturna agitada da pequena praia potiguar.

As praias pernambucanas não fogem à regra: tudo, neste litoral, é de tirar o fôlego! O arquipélago de Fernando de Noronha é o “diamante caribenho” do Brasil. Destino eleito por quem adora a natureza, mas também por surfistas, mergulhadores, ecoturistas, casais em lua-de-mel, fotógrafos e banhistas em geral. Tudo isso, é claro, graças às paisagens que não saem dos rankings internacionais de preferência dos viajantes – como a Baía do Sancho, eleita em 2014 pelo TripAdvisor a melhor praia entre mais de 300 exemplares de 42 países. Muito justo!

Se a ideia é um roteiro mais tranquilo, mas sem abrir mão de um oásis de águas cristalinas e belezas naturais – a sugestão é Porto de Galinhas, a 60 km do aeroporto dos Guararapes, em Recife (PE). Os seus 18 km de praias de areia branca e mar transparente, rodeada por coqueiros e arrecifes que formam as suas inconfundíveis e disputadas piscinas naturais, estão entre os atrativos do lugar, que dispõe de um cardápio de belas praias contínuas, como Camboa, Muro Alto, Cupe, Maracaípe e Pontal de Maracaípe.

Para quem escolher Alagoas, aqui vai o aviso: prepare-se para se apaixonar loucamente por este lugar. São 230 km de mar verde esmeralda o ano inteiro. O cenário é tão deslumbrante que um dos destinos foi batizado em homenagem ao cenário de rara (e quase inacreditável) beleza: São Miguel dos Milagres. No vilarejo de Milagres, da cor da água ao azul do céu, tudo parece mesmo um milagre. Tem época de praia (semi) deserta, e na alta temporada e eventos, está entre as mais badaladas do país. O que não muda é a beleza natural, ressaltada pela “mágica das marés”, que formam piscinas represadas entre recifes e grandes bancos de areia nas águas repletas de vida marinha. Dá para caminhar um bom pedaço de areia com a água batendo na canela, o que a transforma em destino dos sonhos também para famílias com crianças.

O estado possui dezenas de cenários litorâneos que estão entre os mais cobiçados do Brasil: Maragogi, com suas piscinas naturais que são os próprios símbolos do destino; a capital, Maceió, e suas praias urbanas ornadas pelas lindas orlas de Ponta Verde e Jatiúca; as praias do Gunga, de Carro Quebrado, de Japaratinga, do Francês e de Camaragibe, cada uma com seu encanto e exclusividade.

Para aqueles que preferem o agito da cidade, Salvador dispõe não só de belas praias mas também de eventos badalados e uma infinidade de festas que deixam a alegria baiana à mostra para o mundo, especialmente no verão. Em matéria de litoral, as melhores opções estão bem próximas do centro: Patamares, Itapoã, Praia do Flamengo e Stella Maris.

Já aos viajantes que procuram um pouco mais de sossego e privacidade, mantendo o contato com a natureza, a indicação é Ilha de Itaparica, na Baía de Todos os Santos (BA). O local é conhecido por ser um balneário de repouso e fonte de saúde, por causa das suas maravilhosas praias e da água mineral que jorra da Fonte da Bica, localizada dentro da cidade.

Outro lugar imperdível é a vila Morro de São Paulo, no norte da ilha de Tinharé, situada no litoral sul da Bahia. Morro é uma antiga vila de pescadores, um paraíso que foi pouco a pouco sendo descoberto pelos turistas. O lugar atrai milhares de visitantes todos os anos, especialmente do Brasil e da Europa, que procuram a beleza e a tranquilidade das suas águas e piscinas naturais. Lá, as praias são denominadas de Primeira, Segunda, Terceira e Quarta Praia e mais ao sul, encontram-se as praias de Guarapuá e da Barra.

SUDESTE

O clima tropical do Espírito Santo é um convite para quem gosta de provar do melhor. O litoral capixaba reúne dunas, praias desertas e semidesertas, enseadas, águas mornas e cristalinas e também as famosas praias com areia monazítica, muito utilizada para o uso medicinal. Um exemplo é a praia da Areia Preta, no município de Guarapari.

Na região metropolitana, uma excelente opção é a Praia da Costa, em Vila Velha, onde o cenário é do típico verão brasileiro: esportes na areia, gente bonita, música e água de coco para refrescar os banhistas. Se a ideia for algo mais tranquilo, Itaúnas ou Dunas de Itaúnas, pequena vila a 270 km ao norte da capital Vitória, pode ser a escolha certa.

Se a intenção é conhecer praias famosas e algumas das melhores baladas do Brasil, então o seu destino deve ser o Rio de Janeiro. As “princesinhas” das praias brasileiras estão, sem dúvida, na Cidade Maravilhosa: Ipanema, com seu Posto Nove e o desfile de jovens e celebridades, além da bela vista do pôr-do-Sol; Copacabana, um símbolo internacional de turismo no Brasil, e a experiência de passear pelo seu democrático e incrível calçadão. Para os visitantes, outra dica é aproveitar o canto esquerdo do Leme ou o Posto 6, canto direito, para apreciar a vista do Pão de Açúcar.

Para fugir dos grandes centros, a Praia do Meio, em Paraty, é o lugar exato na parte sul do estado do Rio. São duas praias gêmeas de águas claras, separadas por pedras e cercadas por montanhas e mata nativa. Para quem quiser desbravar as proximidades, há trilhas que levam a outras belas praias da região.

Em São Paulo, a dica é conhecer a maior ilha marítima do Brasil, Ilhabela. É um dos principais redutos de velejadores do país, com inúmeras atrações e praias para se visitar e se encantar.

SUL

O litoral sul do Brasil pode ser menos extenso, mas também reserva aos visitantes e nativos uma diversidade de praias. Quem quiser conferir pode começar pela Ilha do Mel, o cartão de visitas do Paraná. A ilha tem 90% de sua área total carimbada como reduto de Preservação Ambiental e é conhecida por possuir a Floresta Atlântica, a mais preservada do país. Isso proporciona ao turista conhecer diversas praias desertas cercadas por muito verde, manguezais, restingas e Mata Atlântica. Por ser uma área de preservação, o limite máximo de visitantes é de cinco mil pessoas por dia.

Já os catarinenses oferecem a famosa praia de Jurerê, ao norte da ilha de Florianópolis, conhecida pelo mar calmo e limpo. Contudo, para quem busca diversão, o lado esquerdo, conhecido como Jurerê Internacional, dispõe dos melhores beach clubs do Brasil. O bairro é famoso pelas mansões, carros de luxo, muitas festas e gente bonita durante o verão.

Balneário Camboriú, também em Santa Catarina, é igualmente famosa por suas belas praias e noites agitadas. Possui a mais ampla estrutura do sul do país, pronta para receber milhares de turistas durante todo o ano. A praia de Camboriú, com 7 km de extensão, está sempre acompanhada pelo calçadão da Avenida Atlântica e seus altos edifícios. Mas quem quiser fugir um pouco do movimento pode seguir para Laranjeiras, Taquarinhas, praia do Pinho – a primeira do Brasil reservada para os adeptos do naturismo –, Estaleiro ou Estaleirinho.