Embaladas pelo som da zabumba, triângulo e sanfona, festas prometem aquecer as economias locais e ampliar o fluxo de viajantes
“Queremos que o São João tenha seu valor turístico reconhecido tanto no Brasil como no mundo. Trata-se de uma manifestação cultural extremamente rica que tem enorme potencial para se transformar em um produto turístico assim como o Carnaval. Para que isso aconteça, o Ministério do Turismo tem investido fortemente em um conjunto de ações”, informou o ministro do Turismo, Marx Beltrão.
Os destinos receberão jornalistas e influenciadores digitais de todo o país para apresentarem um pouco de suas festas e atrações. Para a seleção dos destinos foram considerados fatores como o fluxo turístico das festas, bem como o roteiro de visita proposto para realização da visita, ao festejo em si, e também à comercialização e promoção da festa e do destino. O MTur realizará ainda rodadas de negócios sobre o São João.
Estre os festejos da Região Sudeste, cadastrados no Calendário de Eventos, estão o São João de Belo Horizonte, em Minas Gerais, (de 09 de junho a 09 de julho), a Festa de Santo Antônio em Miguel Pereira, no Rio de Janeiro, (de 09 a 18 de junho) e a Festa Junina de Macedônia, em São Paulo, (de 08 a 10 de junho).
REPASSES – Além dessas ações, 13 municípios de quatro estados brasileiros também receberão apoio do MTur no valor de R$ 2,8 milhões por meio de emendas parlamentares. São eles: Maracanaú (CE), Mata de São João (BA), Itaberaba (BA), Itatim (BA), Glória (BA), Canudos (BA), Mairi (BA), Capela do Alto Alegre (BA), Correntina (BA), Miranorte (TO), Sitio Novo (TO) Macedônia (SP) e Gavião Peixoto (SP).
NO EXTERIOR – Na Europa, o Instituto Brasileiro de Turismo (Embratur) tem promovido uma série de apresentações das festas de São João do Brasil com intuito de diversificar a oferta turística em outros países. Em Roma (Itália) foi registrado o maior público até o momento: 30 mil pessoas. Seguido de Lisboa (Portugal), com mais de 15 mil pessoas e Madri (Espanha) com cerca de 6 mil. Os estrangeiros têm se encantado com apresentações musicais, vestimentas típicas, quadrilhas e a culinária da festa.
Neste momento, o grupo está em Londres (Inglaterra), onde se apresenta até o dia 4 de junho, na Embaixada do Brasil na cidade. O Reino Unido é o 8º maior emissor de turistas ao Brasil e o 3º entre os países europeus. No ano passado, 202 mil ingleses desembarcaram no Brasil, superando a marca de 2015, de 189 mil turistas.