PUBLICIDADE

Europa

Neste feriado prolongado, o turismo vai acrescentar R$ 2,7 bilhões à economia do país, com mais de 2 milhões de viagens nos três dias de folga dos brasileiros, de acordo com projeção feita pelo Ministério do Turismo. Esta é a maior movimentação entre os seis feriados nacionais estendidos no calendário de 2015.

Para fazer o cálculo, o Ministério do Turismo considerou as datas de 21 de abril (Tiradentes, terça-feira), 1º de maio (Dia do Trabalho, sexta-feira), 4 de junho (Corpus Christi, quinta-feira), 7 de setembro (Independência do Brasil, segunda-feira), 12 de outubro (Dia de Nossa Senhora Aparecida, padroeira do Brasil, segunda-feira) e 2 de novembro (Finados, segunda-feira). Foram excluídos o Carnaval, a Semana Santa, o Natal e o Réveillon, feriados estendidos, porém previstos todos os anos.

Entre os principais motivadores para as viagens neste feriado estão o Dia da Criança e as romarias em homenagem à Padroeira do Brasil, Nossa Senhora Aparecida.

Outro destaque é o Círio de Nazaré, realizado no segundo domingo do mês de outubro, uma das principais manifestações católicas do país. A devoção à santa, que dá nome ao evento, acontece no próximo dia 11, em Belém (PA). A procissão recebeu 82 mil turistas em 2014, e neste ano, a estimativa é que o evento mobilize 84,4 mil visitantes, de acordo com a Secretária de Turismo do Pará.

A festa de Aparecida também deve movimentar o turismo em diversas cidades durante o feriado. A celebração mais famosa ocorre no Santuário de Nossa Senhora da Conceição Aparecida no interior de São Paulo, considerado um dos principais atrativos turísticos do país para os viajantes motivados pela fé. Com capacidade para 35 mil pessoas, uma torre com mirante e um centro de apoio com lojas e restaurantes, a basílica da padroeira do Brasil recebeu no ano passado mais de 12,2 milhões de visitantes.