Fundado em 1991, o Museu da Lavanda pode ser considerado um espaço cultural de uma propriedade familiar dedicada somente ao cultivo da lavanda, com o nome de Le Château de Bois, que possui mais de 300 hectares.
Localizada em uma tradicional casa de fazenda provençal, a família expõe uma das maiores e melhores exposições de lavanda do mundo. Além desse espetáculo da natureza, é possível encontrar no local uma coleção de alambiques (equipamento utilizado na destilação de bebidas alcoólicas, principalmente a ‘pinga’) de cobre, peças que são datadas do século XVI. O museu conta toda a história e tradição da lavanda de Provence através de vestimentas, fotos e documentários.Recebendo cerca de 50 mil visitantes por ano, o museu está localizado no coração do Parque Nacional do Luberon, a poucos quilômetros do vilarejo de Gordes e a pouco mais de meia hora de carro a partir de Avignon.
O Le Château de Bois foi fundado em 1890 e pertence, há mais de cinco gerações, à família Lincelé. Dos 300 hectares, 90 deles são dedicados ao cultivo da Lavanda Fina, cerca de 10% da produção da França. Seus campos estão localizados entre o Parque Nacional do Luberon e Mont Ventoux, em Lagarde d’Apt e se destaca também pela adoção de métodos agrícolas sustentáveis.