Maio será um mês histórico para o império Disney: no dia 27 o grupo inaugura, em Walt Disney World, Orlando, Flórida, a maior expansão da história do parque temático Disney’s Animal Kingdom (aberto em 1998): é Pandora – o mundo de Avatar, que recria ambientes e experiências do filme de maior bilheteria da história do cinema, Avatar, de James Cameron. Foram US$ 2,8 bilhões em todo o mundo, somente com a exibição nos cinemas em 2009.
A Disney promete que o novo espaço transportará os visitantes ao mundo de Pandora em uma área de 48 mil metros quadrados, com duas atrações, uma para as famílias, sem restrição de idade e altura, e outra mais aventureira, com altura mínima de um metro e dez centímetros para os participantes. O time de criação da Disney estão finalizando a ambientação, para a abertura em 27 de maio. As maiores expectativas estão para a recriação das montanhas flutuantes e das plantas bioluminescentes, além do encontro com os Na’vi (que habitam Pandora) e a simulação de voo de um banshee.
A Na’vi Journey River será uma viagem de rio em que será possível navegar entre uma floresta tropical repleta de luzes em tons de azul e roxo. Ao fim, acontecerá um encontro com um xamã Na’vi, uma figura de relevância e forte conexão para a força dos habitantes de Pandora.
A segunda atração é Avatar Flight of Passage, que simulará o voo de um banshee, um predador fantástico similar a um pássaro gigante originário de Pandora.
À parte desse mundo, a Disney abrirá um restaurante temático em Satu’ Li Canteen, um espaço para drinques em Pongu Pongu e compras de items Na’vi, brinquedos, entre outras lembranças na Windtraders.
O longa-metragem ganhará mais quatro sequências provavelmente a partir de 2019, quando Avatar fará dez anos. Ou seja, a mitologia dos Na’vi está garantida por muitos anos.
Para mostrar um pouco do que vem por aí a jornalistas e blogueiros, a gerente de Relações Públicas da Disney, Paula Hall, ao lado dos gerentes Deborah Baldin, Luiz Araujo Junior e Gabriela Delai, que amanhã estarão na WTM Latin America, em São Paulo, receberam os convidados no Capim Santo, no bairro dos Jardins.
Segundo reportagem do jornal Orlando Sentinel, Pandora custará mais de US$ 500 milhões. Segundo a mesma reportagem, a Diney gastou US$ 2 bilhões em seus parques no ano passado (o ano fiscal da empresa termina em outubro) e este ano os parques dos Estados Unidos receberão os maiores investimentos (no ano passado foi aberto um parque em Xangai, na China).