O verão Europeu chegou, o mais esperado para nós brasileiros que não aguentamos o frio no meio do ano e queremos fugir para o calor e conhecer novos ares, e o hoje a pedida é a Croácia.
Atravessando o Mar Adriático, que separa a famosa bota italiana da Croácia, onde você pode curtir as lindas praias do país que estão ganhando cada vez mais destaque no turismo. Por ser um país pequeno você pode percorrer toda sua costa litorânea em uma viagem, aproveitando toda beleza histórica e natural que o país tem a oferecer.
As principais cidades costeiras são: Dubrovnik, Hvar, Split, Plitvice e Zagreb.
A primeira cidade encanta por ser uma cidade murada, Dubrovnik se encontra no extremo sul do país, no estado de Dalmácia, suas muralhas são um Patrimônio Mundial da UNESCO, por sua mistura arquitetônica(barroca, medieval e renascentista) e por sua conservação. E uma das curiosidades é que a cidade foi uma das cenas de Game of Thrones.
Apenas uma das mais de 1000 ilhas do litoral da Croácia. Hvar, já muito conhecida e na moda de muitos jovens, por ser muito agitada e “badalada”, mas também agrada aqueles que não são solteiros, jovens ou agitados, para relaxar nas praias de águas azul turquesa, visitar as vinícolas e alguns bares.
Split é uma cidade ideal para quem gosta das histórias medievais, também já ter sido usada para algumas cenas de Game of Thrones, por causa de seu Palácio de Diocleciano, construído para um Imperador Romano para que se aposentasse, e hoje serve de moradia a 2000 pessoas, e com bares e ótimos restaurantes.
Também é uma cidade que liga o país a várias ilhas, e até mesmo à Itália.
Plivtvice abriga um parque nacional, com 16 lagos em diferentes tons de azul e verde, com cachoeiras de diversos tamanhos, considerado Patrimônio Natural da Humanidade pela UNESCO. Podendo fazer os passeios pelas passarelas em volta dos lagos, em caminhos de terra.
Por fim, a capital da Croácia, não menos importante ou rica quanto as outras cidades, Zagreb, é a maior cidade do país, para quem procura um pouco mais de cultura e natureza com seus parques. Possui mais de 20 museus, 10 teatros e 350 bibliotecas, e é dividida em duas partes, a Cidade Alta e a Cidade Baixa, a primeira sendo a mais antiga e a segunda a parte mais nova.
Foto: Divulgação