Situada ao lado da cidade do norte e banhada pelo Oceano Atlântico, Matosinhos é uma das maiores cidades do distrito Porto, e fica localizada no noroeste da Península Ibérica, ao lado direito do rio Douro. A cidade que está em grande desenvolvimento industrial, procura não perder as suas tradições populares e foi desta forma que me conquistou.
Desde que conheci essa cidade gosto de dizer que Matosinhos junta gastronomia, com arquiteturas lindas e ainda te presenteia com uma bela costa marítima e isso, não é para qualquer um. E é por causa dessas coisas que o norte faz de Matosinhos o local certo para muitas celebrações seja um almoço, jantar, a prática de um esporte ou um show diferente, tudo te leva ao encantamento dessa cidade linda de praia.
Durante minha passagem por Matosinhos eu conheci a praia de Leça da Palmeira, e por ser curiosa e querer conhecer mais eu decidi andar em todas as praia de Matosinhos sim, fui a pé admirando a vista e pegando aquela brisa gostosa que só a praia pode nos oferecer e foi assim que descobri alguns lugares e vi coisas lindas neste lugar.
Quando você estiver conhecendo a cidade de Matosinhos, vai perceber que na praça Cidade São Salvador, próximo a praia tem uma escultura apelidada de “anêmona gigante”, que foi criada pela norte americana Janet Echelman. O monumento foi colocado na praça no dia 22 de dezembro de 2004 para homenagear os pescadores que corajosamente se aventuraram mar a adentro. Atualmente o monumento virou mais que atração para a cidade e quem passa por ali mostra a obra como um cartão de visita e de extremo orgulho.
Outra dica é ir fazer uma visita ao Farol da Leça/Boa Nova, que fica localizado também em Leça da Palmeira e é o segundo maior farol do país, com 46 metros de altura ele encontra-se a 57 metros acima do nível médio das águas do mar e é por conta disto que deste belo lugar você consegue avistar as barras dos rios Aves e Douro. Próximo ao farol você vai encontrar um edifício que representa um pequeno museu onde estão expostas diversos mecanismos e peças relacionados aos faróis algo interessante e diferente para se conhecer.
A Piscina das Marés, um conjunto de piscinas de águas salgadas é um lugar ótimo para se conhecer. Também localizado em Leça da Palmeira, e é uma das alternativas às diversas praias que se estende por Matosinhos, com vestiário, balneários e um bar/lounge a entrada custa 3,50€ para crianças de 6 a 12 anos e 8€ para os adultos.
E por fim deixo a dica para ir conhecer a praia do Aterro, meu lugar predileto. O local é típico de praia deserta onde só tem você, o mar, o sol e algumas pessoas isso é o ideal quando você esta na vibe de curtir seu momento. A combinação desta praia é um máximo, rocha misturado com areia, vegetação natural, rocha entre as marés e isso faz com que esta bela praia se torne um lugar especial e apreciado por amantes de surf e de outros esportes aquáticos. E já que todo lugar que eu vou conhecer precisa ter comida, na praia do Aterro não foi diferente. Em frente a praia tem o Lkodac, um restaurante com deck (que eles chamam aqui de esplanada) e vale a pena conhecer esse lugar onde você vai encontrar deliciosas comidas para o almoço, jantar, e que durante o mês de verão acontece algumas festas temáticas para você curtir muito.
Então o meu convite continua sendo o mesmo venha conhecer Portugal, coloque em seu roteiro a cidade de Matosinhos e se prepare para viver essa e outras dicas.