Após a passagem do furacão Irma no ano passado, a Ilha de Saint Martin, no Caribe, se prepara para receber turistas na próxima temporada. Investimentos em infraestrutura e a criação de novos hotéis prometem aquecer o Turismo na região.
“Tivemos uma enorme oportunidade de reconstruir tudo de uma maneira certa e ainda melhor do que já era. Com foco e investimento no Turismo, os dois lados da ilha (St Martin e St Maarten) estão emergindo como um destino mais forte e mais desejável”, afirma a presidente do Escritório de Turismo do lado francês de Saint-Martin, Aida Weinum.
As obras de reestruturação já são visíveis no recapeamento das estradas e na limpeza das praias, bem como na reabertura da maioria dos restaurantes, das lojas e de hotéis e pousadas. Atualmente, cerca de 86% das atrações da região já estão operando normalmente, inclusive o famoso parque natural Loterie Farm.
Para hospedagem, serão aproximadamente 900 quartos disponíveis até o final do ano, incluindo o hotel mais luxuoso da ilha, o Belmod La Samanna, que será aberto em dezembro. Em Grand Case, a capital gastronômica do Caribe, 17 dos 26 restaurantes estarão abertos no final do ano.
No quesito infraestrutura, vale destacar a implantação de cabos e fios elétricos que passam a ser subterrâneos, o que aumenta a resistência e facilita o controle no manuseio dos mesmos, além derealçar a paisagem local.
Transporte
O aeroporto internacional Princess Juliana, localizado na parte holandesa da ilha, foi reaberto em outubro, facilitando o acesso dos visitantes através de um terminal temporário. Já o aeroporto Grand Case, na parte francesa, não foi atingido pelo furacão e permanece aberto sem alterações.
Os serviços de táxi aquático e balsas para St Barth e Anguilla estão operando em regime temporário, mas a partir de novembro estarão funcionando integralmente.
Fonte: Panrotas