Ir ao Mato Grosso e não conhecer São Félix do Araguaia é como ir à Nova York e sequer pisar na Times Square. Localizado na região norte araguaia do estado, é o ponto de partida para a Ilha do Bananal, considerada a maior ilha fluvial do mundo e que fica no meio do Rio Araguaia.
Rio esse que é o principal atrativo da cidade, sendo esta banhada por ele e porta principal para sua visita. Em seu percurso, várias praias com areias claras podem ser visitadas entre junho e setembro, período de estiagem. De abril a julho, cardumes de pintados, corvinas, matrinxãs, mandubés, barbados, dourados, tucunarés e mandis podem ser pescados por conta dos baixos níveis do rio. Menos entre novembro e fevereiro, quando a pesca é proibida por conta da piracema (período de reprodução dos peixes).
Vale a pena visitar a aldeia de Santa Isabel, que faz parte da tribo carajá. Acessá-la requer 20 minutos de viagem de lancha partindo de São Félix, e lá, a cultura é expressada através da dança araunã. Vale a pena prestigiar o artesanato típico da região, feito com cerâmica, plumagens e palha de buriti.