PUBLICIDADE

Região Nordeste

Não tem como fugir: em geral, o brasileiro é um excelente apreciador da cachaça. E o gringo, quando vem ao Brasil, vem sedento para experimentar nossa iguaria alcoólica.
Por isso, separamos algumas cidades no Sudeste e Nordeste onde a pinguinha é especial. Confere aí:

1. Betim (MG)

Foto: Reprodução/Vale Verde
Impossível visitar a cidade da região metropolitana de Belo Horizonte sem conhecer o Vale Verde Alambique. A produção do canavial de lá é sustentável. E o mais legal: o alambique conta com um Museu da Cachaça, que transmite a história do bebida com um acervo de mais de 2 mil garrafas.

2. Tracunhaém (PE)
Foto: Reprodução

A cidade pernambucana também tem um Museu da Cachaça. O acervo inclui cerca de 12,4 mil rótulos, sendo a principal atração turística de Tracunhaém. Para os amantes da caninha, a melhor parte é o ponto de degustação do museu. O local também é conhecido pela primeira cachaça industrializada do Brasil (1756 Engenho Monjope, de Igarassu, PE).

3. Paraty (RJ)
Foto: Pixabay

A relação de Paraty com a cachaça é de longa data: na época do Brasil Colônia e Império, a cidade próxima à capital (Rio de Janeiro) era responsável por abastecer os bares. Hoje, faz a alegria dos turistas com os alambiques, que vão desde os mais tradicionais até os mais artesanais.

4. Fortaleza (CE)
Foto: Reprodução

O Museu da Cachaça pertence á família Telles, fundadora da Ypióca. O casarão expõe fotos, garrafas antigas, documentos e ambientes relacionados à história da Ypióca e seu processo de fabricação. O local também ostenta o maior tonel de madeira do mundo. E aí? Aguenta?

5. Brotas (SP)
Foto: Reprodução/Casa da Cachaça

Quem chega na Casa da Cachaça, em Brotas, normalmente é recebido pelo proprietário, seo Luciano Malaguitti. A visitação acompanha informações sobre o processo de fabricação no mini alambique do local. Ao fim do passeio, claro, os grupos são recebidos com cachacinhas, queijos, salames e doces caseiros.