PUBLICIDADE

Região Nordeste

(Imagem: Divulgação)

Entre os compromissos do “Prefeito Amigo do Turismo” está a construição de um Plano Municipal de Turismo adequado à realidade local, fortalecendo a identidade turística local, procruando entender a oferta turística como o conjunto que compreende equipamentos, bens e serviços, além do caráter artístico, cultural, social – entre outros atrativos com potencial de despertar o interesse do turista.

Os prefeitos também terão que criar um ambiente de negócios propício para atrair novos investidores, fomentar o empreendedorismo local e estimular os diversos segmentos do turismo identificados no município. Ainda, criar e fortalecer o Conselho Municipal de Turismo, com a participação representativa dos diferentes segmentos do setor, precisando ter uma equipe dedicada ao setor (Secretaria Municipal de Turismo), ocupada por um gestor selecionado de acordo com sua capacidade técnica e com orçamento destacado para essa ação.

O conceito do Movimento Supera Turismo é: “promover o turismo e, antes de tudo, promover qualidade de vida, bem-estar para toda a população. Turismo resgata autoestima e constrói cidadania, além de ser fonte de renda para mais de sete milhões de pessoas, no Brasil.

Outros compromissos:

  • Planejar divulgação turística adequada à realidade do município.
  • Sensibilizar alunos e professores a desenvolverem atividades acadêmicas sobre os vários atrativos turísticos regionais, por meio da realização de palestras, workshops, oficinas, viagens, concursos, premiações – entre outras iniciativas que elevem a autoestima e construam a cidadania.
  • Investir em capacitação, qualificação e formação de profissionais e prestadores de serviços turísticos, para bem-receber os visitantes.
  • Abrir diálogo com os prefeitos das cidades da mesma região, para estimular a criação de roteiros regionais e iniciativas promocionais cooperadas.
  • Elaborar medidas e políticas, a fim de inserir a atividade turística de forma sustentável, fazendo o turismo um meio de desenvolvimento.
  • Entender o papel do gestor público quanto à atividade turística: planejar a atividade turística; estabelecer resoluções de acordo com a lei, entender o turismo como vetor de desenvolvimento, além de incentivar o setor privado.
  • Manter a população sempre bem informada e engajar as lideranças locais via conselhos municipais de turismo em ações de promoção voluntária do destino.
  • Investir em limpeza pública, sinalização turística, serviços públicos de saúde, acesso e conectividade, infraestrutura e recursos humanos. Envolver a comunidade e o setor privado na implantação desta atividade e motivar ações que permitam a interação da atividade com demais setores da economia local.
  • Para qualquer tomada de decisão, lembrar que a melhor cidade para o turista é aquela que é boa para o cidadão e vice-versa.
  • Como gestor público, me comprometo a ser um  ‘Prefeito Amigo do Turismo’ durante toda a gestão.

Prefeitos que aderiram ao Movimento:

Osnei Stadler, Prudentópolis – PR                               Gustavo Marques de Oliveira, Formosa – GO
Adriano Silva, Joinville – SC
Txai Silva Costa, Nove Era – MG
Emil Ono, Atibaia – SP
Jesus Chedid, Bragança Paulista – SP
Paulo Silva, Mogi Mirim – SP
Fabiano de Melo Belentani, Novo Horizonte – SP
Ademir Souza Almeida, Guia Lopes da Laguna – MS
Vitor Hugo Peixoto Castelliano, Cabedelo – PB
Valter Suman,  Guaruja – SP
Alexandre Braga, São José do Barreiro – SP
Luciano Francisco de Godoi Lopes, Lindoia – SP
João Gilberto de Oliveira, Aparecida – SP
João Filipe Muniz Basilli, Caconde – SP
Carlos Alberto Martins, Amparo – SP
Fernando Henrique Capato, Holambra – SP
Geraldino Barbosa de Oliveira Junior, Ilha Comprida – SP .