A Sanfona, um dos instrumentos mais importantes da música popular brasileira, é a estrela do III Festival Internacional da Sanfona, que acontece entre os dias 14 e 18 de julho, nas cidades de Juazeiro e Petrolina, divisa dos estados da Bahia e de Pernambuco, às margens do Rio São Francisco.
Criado de forma rudimentar na China há mais de cinco mil anos, o instrumento atravessou o planeta e hoje está presente na música de diferentes países. O evento recebe atrações internacionais, como João Frade (Portugal), Ksenija Sidorova (Letônia) e Alexander Hrustevich (Ucrânia), além de artistas das cinco regiões do Brasil. Entre os participantes nacionais, estão a Orquestra Sanfônica do São Francisco, o Quinteto Sânfonico da Bahia, Beto Ortiz (PB), Toninho Ferragutti (SP), Bebe Kramer (SP), Chico Chagas (AC), Dino Rocha (MS), Quinteto Persch (RS) e as atrações pernambucanas Raimundinho do Acordeon (BA) e Flávio Baião (BA).
Além das apresentações, outras atividades estão programadas para acontecer, como uma exposição de sanfonas e um concurso. Os homenageados deste ano são os músicos Dino Rocha e Reginaldo Alves Ferreira, mais conhecido como Mestre Camarão. Informações: festivaldasanfona.com.br.
PARA APROVEITAR O INVERNO MINEIRO
Entre os dias 4 e 25 de julho, acontece a 3ª edição do Festival de Inverno de Monte Verde, no sul de Minas Gerais. A programação inclui apresentações de cameratas, orquestras de violas, MPB e danças folclóricas. Este ano, o festival oferece ainda atividades ao longo da Avenida Monte Verde e oficinas culturais de dança e de artes plásticas. Tudo de graça. A abertura será feita pela Orquestra Filarmônica Caieiras Melhoramentos. É bom levar casacos: geou por lá na semana passada, com termômetros a 3,1°C. Outras informações estão no site monteverde.org.br.
SÉTIMA ARTE EM PORTO DE GALINHAS
Amantes do cinema têm mais um motivo para visitar Porto de Galinhas, em Pernambuco. Entre os dias 9 e 11 de julho, a cidade receberá a primeira edição do Curta Porto, festival de curtas brasileiros que exibirá, em espaços públicos, trinta curtas-metragens escolhidos entre 160 filmes inscritos. O evento conta com três categorias: a mostra nacional, a infanto-juvenil e a pernambucana, cada uma contendo dez filmes (portodegalinhas.org.br).