PUBLICIDADE

Região Nordeste


O principal investimento foi em um sistema inteligente de climatização, além de mais quatro novos auditórios que aumenta a capacidade do equipamento turístico.

Prestes a completar dez anos, o Centro Cultural e de Exposições Ruth Cardoso (CCERC) está completamente climatizado. A instalação do sistema de refrigeração era uma reinvidicaçao do trade turístico e uma promessa de campanha do Governador Teotônio Vilela Filho, que será entregue amanhã (18). No evento, será feito um balanço das ações realizadas durante a gestão do turismo nos últimos oito anos.

Com um investimento de R$ 16,5 milhões, o equipamento turístico também terá mais quatro novos auditórios, que possuem uma capacidade total de 1200 pessoas. A climatização faz parte do “Alagoas tem Pressa”, através do projeto estruturante “Expansão do Turismo com Foco na Infraestrutura e Qualidade e Serviços”.

A secretária de Estado do Turismo, Danielle Novis, afirma que estes investimentos colocam Alagoas na rota dos grandes eventos. “O Centro de Convenções de Maceió é um dos melhores equipamentos da região. Com a entrega da climatização aumentamos a competitividade na captação de eventos. A Setur vem trabalhando em parceria com o Maceió Convention Visitors & Bureau para posicionar Alagoas no cenário regional e nacional como um dos principais destinos no segmento de negócios de Reuniões, Incentivos, Convenções e Exibições”, diz Novis.

Sistema de inteligência da climatização

Levando em conta a sustentabilidade e eficiência energética, o sistema de refrigeração funciona à base de água gelada. Os chillers gelam a água a diferentes temperaturas, que serão armazenadas ou consumidas conforme a necessidade. O sistema de bombeamento transporta a água gelada para os fan coils através de tubos, que terão suas passagens forçadas pelos ventiladores, gerando o vento frio que será enviado para o ambiente.

O sistema trabalha com dois tanques de termoacumulação. Estes permitem que os chillers, responsáveis pela produção de água gelada, trabalhem apenas nos horários de redução tarifária. Além disso, possui um sistema de automação, que é responsável pelo controle de refrigeração, ou seja, através desse mecanismo é possível controlar a utilização da carga térmica necessária para atender a cada ambiente. Outro destaque, é que os equipamentos implantados funcionam de forma independente, não sendo necessário ligar toda a central de refrigeração, mas sim apenas a área que está sendo utilizada.

Os quatros chillers, que foram substituídos das áreas que já eram climatizadas, possuem maior capacidade que os anteriores. Assim, será possível acumular mais água gelada, além de serem interligados ao novo sistema de refrigeração.

O projeto foi assinado pelo arquiteto Roberto Canavarro e supervisionado pela Serveal – Serviços de Engenharia do Estado de Alagoas.

Nova estrutura

Com a entrega de mais quatro salas equipadas, a capacidade do Centro de Convenções passou de 2100 pessoas sentadas, em média, para 3639 lugares. Além disso, este investimento possibilitou que o equipamento possa agora receber até oito eventos paralelos, considerando que este número varia de acordo com a estrutura de cada evento.

O Centro de Convenções com área total de 40 mil metros quadrados e dividido em dois pavilhões, passa agora a ter a seguinte estrutura: cinco salas temáticas, espaços excelentes para pequenos eventos, com capacidade total de 450 pessoas; o auditório Virgílio Loureiro, que fica no pavilhão térreo e pode ser dividido em dois, com 464 lugares; quatro auditórios no piso superior para até 1200 pessoas; pavilhão térreo, ideal para exposições e feiras, com espaço de 4.727m²; um pavilhão de circulação com 2.305m²; Teatro Gustavo Leite para 1.251 pessoas, sendo 886 na plateia e 365 no mezanino; duas praças de alimentação com 45m² cada; área de apoio de 230m² para organização dos eventos; estacionamento para 600 carros e espaço exclusivo para vans, ônibus e veículos para portadores de deficiência; entrada VIP, foyer e recepção.