O turismo de observação é o que se pode encontrar no litoral da Bahia. O Projeto Mata de São João agregou a preservação do meio ambiente ao turismo e teve sucesso. Em parceria com o Instituto Baleia Jubarte e operadores turísticos da região, conseguiram levar turistas para observar as baleias (whalewatching) com pouco impacto ambiental. Essa iniciativa rendeu uma publicação no guia de boas práticas do Ministério do Turismo e Sebrae, com outras 14.
Por ano, cerca de três mil turistas vão até a região da Praia do Forte observar as baleias. O período é entre julho e novembro, no qual as baleias visitam a região para a reprodução. Além desse espetáculo, o cenário e o apoio a preservação da espécie completam o programa.
Parte da arrecadação das operadoras com o passeio, que custa entre R$ 170 e R$ 200 é revertido para as pesquisas que auxiliaram, por exemplo, na retirada das Jubarte da lista de animais ameaçados de extinção. O projeto contribui, ainda, para disseminar a necessidade da conservação ambiental entre os turistas.