Do mar verdinho, dos coqueiros e das falésias avermelhadas de Ponta Grossa, no litoral do Ceará, muita gente já ouviu falar. Muita gente até já conheceu o lugar, a 180 km de Fortaleza, fazendo o clássico passeio de bugue que parte de Canoa Quebrada. Ponta Grossa tem uma das mais lindas praias de todo o litoral do Estado, é verdade, mas tem também outras ótimas atrações, das quais os viajantes não costumam passar nem perto.
Para conferir a fauna e a flora da região, por exemplo, vale percorrer a Trilha da Duna, que dura cerca de uma hora. Ela dá a volta na falésia e termina na praia, ao entardecer, com o belo cenário do pôr do sol. No passeio de bugue, que começa na vila e segue para o litoral leste, dá para conhecer um manguezal e alguns projetos sustentáveis da região –como o das mulheres que plantam algas marinhas para fazer cosméticos, ou a criação de abelhas e a horta comunitária do povoado Córrego do Sal.
O passeio de barco, feito com os pescadores locais, é a melhor pedida para admirar as falésias de longe, por outra perspectiva. Quem embarca entre julho e dezembro consegue ainda testemunhar a pesca artesanal de lagostas, feita com os chamados manzuás –espécies de gaiolas que capturam os crustáceos lá no fundo do mar. Outras atrações são os passeios de jangada e o pequeno museu arqueológico, que tem de porcelana holandesa da época colonial a objetos indígenas.