PUBLICIDADE

Região Norte

Visitar Parintins, no Amazonas, é o mesmo que mergulhar numa das vertentes mais ricas da cultura brasileira. Durante três dias finais do mês de junho, as cores vermelha e azul entram em rivalidade dentro do Bumbódromo, estádio construído especialmente para o Festival Folclórico de Parintins, onde os bois Caprichoso e Garantido, como se fossem dois grandes times de futebol, gladiam para saber quem acumulará mais uma vitória.

A festa tem como principal raiz a cultura indígena, que dá o ritmo das toadas. Os turistas que desejam acompanhar, no entanto, precisam ser espertos: os lugares nos voos que saem de Manaus até a cidade rapidamente se esgotam, tendo como alternativa as 18 horas de viagem de barco – que são uma festa já no caminho.

Parintins, no entanto, não é só Caprichoso e Garantido: os banhos no rio Uiacurupá, o passeio no Lago Macurany e a venda do artesanato local em feirinhas pelas cidades dividem espaço com a apreciação das delícias da culinária amazonense, que é composta por peixes e frutas nativas.

Em agosto, após o Festival, o destaque fica para as praias de areias clara, quase brancas, banhadas pelas águas negras vindas das vazantes dos rios. A pesca também é chamariz, atraindo pessoas de vários locais do país por conta das diversas espécies encontradas nos rios da região.