O Aeroporto Mário Pereira Lopes, em São Carlos (SP), recebeu na manhã desta quinta-feira (21), uma aeronave da LATAM, vinda do Equador para manutenção. A aeronave realizou todo o desembaraço aduaneiro no próprio aeródromo e seguiu para a linha de manutenção.
O trabalho foi coordenado pela Secretaria Nacional de Aviação Civil, junto à Conaero, que envolveu vários atores, como a Prefeitura de São Carlos, Daesp (Departamento Aeroviário do Estado de São Paulo) e a própria companhia aérea. Polícia Federal, Receita Federal, Anvisa e Vigiagro, vão atuar no terminal sob demanda, por meio de agendamento.
De acordo com a LATAM Airlines Brasil, a internacionalização do terminal vai reduzir de quatro para um dia o processo de desembaraço aduaneiro e vai tornar o Centro de Manutenção da LATAM (MRO) mais competitivo mundialmente. O objetivo é atender às demandas de aeronaves que buscam manutenção, tanto de aviões utilizados em voos domésticos quanto internacionais.
Com essa iniciativa, taxas aduaneiras, diárias, improdutividade dos aviões, combustível, pousos, decolagens e tripulação das aeronaves que saem de outros países terão redução de custos.