Preservação e diversidade ambiental. Boipeba tem as duas características e juntas compõe cenários incríveis. Cercada de um lado pelo oceano e do outro pelo estuário do Rio do Inferno e se destaca por uma rara beleza natural e grande diversidade dos seus ecossistemas.
A ilha está no Arquipélago de Tinharé, que compõe o município de Cairu, situado no Baixo Sul da Bahia. Ainda é considerada Reserva da Biosfera e Patrimônio da Humanidade pela UNESCO. Ali, a Mata Atlântica está presente, mas também apresenta restinga, dunas, extensos manguezais e praias paradisíacas com coqueirais e recifes de grande valor ecológico e paisagístico.
Os recifes se estendem pela costa e tornam as praias abrigadas das ondas e correntes. Estes recifes são muitos largos e cortados por canais e poças. Têm uma grande variedade de corais, algas, peixes, moluscos, ouriços, estrelas e outros. Além disso, pode-se constatar a existência de tartarugas marinhas na região, as quais desovam em diversas praias da ilha.
Apesar de difícil acesso, assim como sua vizinha – porém mais badalada – Morro de São Paulo, a ilha encanta com suas belíssimas e paradisíacas praias, assim como suas charmosas ruas de pedra. Quem vai até lá, já tem consciência de que carros não circulam pelo lugar e que o sossego impera o ano inteiro.