PUBLICIDADE

Região Sudeste


Um problema técnico está atrasando a emissão de vistos para os Estados Unidos no mundo inteiro. Geralmente emitido em dez dias úteis, o documento está temporariamente sem data de entrega. Não há previsão para a normalização do serviço.

O problema apareceu nas solicitações feitas depois do dia 8 com o sistema de emissão de passaporte em Washington. Após a aprovação do pedido de visto pela embaixada ou consulados, um formulário é enviado para a capital americana, que manda a autorização para a impressão no passaporte. É essa etapa do formulário que enfrenta problemas.

A Embaixada americana no Brasil informou que os solicitantes de visto com entrevistas agendadas em São Paulo para amanhã não devem mais comparecer ao consulado. Os solicitantes receberão detalhes de como reagendar a ida ao local. As outras seções consulares em Brasília, no Recife e no Rio de Janeiro funcionarão normalmente. “Estamos fazendo o possível para acomodar todos os pedidos de serviços consulares e estamos entrando em contato pessoalmente com os solicitantes que não podemos auxiliar”, explicou a embaixada por meio de nota.

Até nova ordem, segundo a instituição, os solicitantes devem levar no dia de suas entrevistas uma foto 5×7. Os Centros de Atendimento ao Solicitante de Visto (Casv), espalhados por seis capitais brasileiras – locais onde o solicitante ao visto tem de ir para coletar dados biométricos antes do comparecimento ao consulado – estão funcionando normalmente, apesar da falha. A recomendação é que os brasileiros não marquem compromissos nos EUA e não comprem pacotes de viagem até que o problema seja resolvido.

Uma falha na rede de transmissão de dados em Washington, em julho do ano passado, já havia prejudicado a emissão do documento em escala mundial. De 20 de julho a 4 de agosto, 250 mil vistos foram concedidos no mundo, enquanto a média é de 480 mil no período. O sistema começou a ser normalizado no mesmo dia.