Um mês após a IHG® – InterContinental Hotels Group anunciar que retirará os canudos plásticos de todos os seus hotéis – espalhados por quase cem países, os hotéis com as marcas InterContinental®, Holiday Inn® e Holiday Inn Express® no Brasil, divulgam iniciativas já adotadas sobre o uso dos canudos.
Feitos normalmente de polipropileno ou poliestireno, materiais que não são biodegradáveis, os canudos plásticos demoram até 200 anos para se decompor. Pior, quando descartados, se desintegram em pequenas partículas, que chegam aos oceanos e acabam engolidas pelos animais.
Os hotéis InterContinental São Paulo, Holiday Inn Parque Anhembi e Holiday Inn Belo Horizonte, só fornecem canudos de plástico caso os hóspedes solicitem. O Staybridge Suites São Paulo não usa canudos de plástico e internamente os colaboradores utilizam copos de louça.
O InterContinental São Paulo informou que a partir de janeiro fornecerá apenas canudos de papel. Igualmente para os copos plásticos, a entrega é feita quando há uma exigência do cliente. Copos ou canecas de louça são usados pelos colaboradores internamente. Para o hóspede, são fornecidos copos de papel biodegradável.
Os papéis utilizados nos escritórios foram substituídos por folhas de sulfite feitas com bagaço de cana. O hotel também faz a reciclagem das cápsulas de máquinas de café. Após o uso, elas são enviadas de volta para a empresa para o descarte correto.
Na região norte, o hotel Holiday Inn Manaus não utiliza canudos plásticos há quase um ano. Outra medida adotada foi a suspensão da compra de sacos plásticos para as lixeiras e substituição por outro de material 100% reciclado.
Como forma de incentivo, o Holiday Inn Porto Alegre presenteou os colaboradores com uma caneca de louça. Outras iniciativas internas é a de sensibiliza-los a não usar materiais plásticos. O hotel gaúcho faz coleta das tampinhas de garrafa pet e as entrega a uma entidade, que faz a reciclagem do material.
O Holiday Inn Express Belém Ananindeua vai substituir em breve os canudos plásticos por um de material biodegradável. Atualmente, os copos utilizados nos apartamentos, no café da manhã e departamentos internos são de louça.
O Holiday Inn Express Rio Branco não utiliza canudos plásticos. Os hóspedes e clientes usam copos de vidro.
De forma progressiva, os demais hotéis da rede têm se organizado para estar em conformidade com o anúncio. Todos os hotéis com a marca da IHG participam do Green Engage, programa de sustentabilidade que fornece orientação sobre como gerenciar seus resíduos e recomenda 20 soluções que estabeleçam como eles podem manipular, armazenar, reciclar e descartar os resíduos, tanto dentro quanto fora do hotel.
A participação no IHG Green Engage é um padrão global para todos os hotéis e reconhece seu progresso através de quatro níveis de certificação.