O maior avião comercial do mundo chama a atenção pelo tamanho e também pelo luxo reservado aos clientes da primeira classe. Em um voo de ida e volta na rota São Paulo-Dubai, esse luxo custa mais de US$ 17.000.
A curiosidade levou muitas pessoas a irem até o aeroporto internacional de Guarulhos, em São Paulo, para acompanhar a aterrissagem. Foi o primeiro – e, por enquanto, único – voo comercial do A380 da Airbus para o Brasil.
Chuveiros, suítes e lounge bar
Por fora, o A380 impressiona por sua dimensão. São quatro motores para levar um avião de:
– 24 metros de altura
– 73 metros de extensão
– 80 metros de envergadura (largura entre as asas)
– e que pode pesar até 580 toneladas
Por dentro, o impacto no andar inferior se dá pela quantidade de assentos. Na versão da Emirates para voos de ultralonga distância são cerca de quatrocentos lugares na configuração 3-4-3.
No andar superior, um bar com sofás é destinado à interação entre os passageiros – no caso, somente os da executiva e da primeira classe.
Os assentos da executiva têm bar individual, máscara de dormir, meias. Os controles de luz, entretenimento e das posições da poltrona, que se transforma em cama, são todos feitos por uma tela semelhante a um tablet.
A primeira classe tem catorze lugares, ou suítes privativas, nas quais é possível ter privacidade praticamente total. Basta tocar uma tela para levantar uma divisória que separa os assentos na fileira do meio. Mais um toque e uma porta separa a poltrona do corredor.
Na parte dianteira do piso de cima estão os dois principais pontos de interesse da primeira classe: os espaços com chuveiro que podem ser usados por até meia hora por cada um dos catorze passageiros. O tempo para a ducha é limitado a cinco minutos. Itens de higiene e beleza, toalhas felpudas, secador, são apenas alguns dos itens à disposição.
Além dos dois spas, há ainda mais um banheiro na primeira classe. Na executiva, que tem 76 assentos, há outros quatro lavabos. Na classe econômica, são nove banheiros.
A Emirates atualmente voa com 67 aviões A380 para 34 destinos. A rota mais longa é de Dubai a Los Angeles, com 13.414 quilômetros. A mais curta, de Dubai ao Kuait, com 851 quilômetros de distância.