Evento será neste sábado (28) e “será oportunidade para troca de experiências e ideias e também para discussão sobre a questão do setor no Estado”, diz o presidente André Bozola
São Paulo (SP) – A Aprecesp (Associação das Prefeituras das Cidades Estância do Estado de São Paulo) realiza neste sábado (28), seu primeiro encontro de prefeitos de 2015, na estância turística de Olímpia (442 km de São Paulo). Também será a primeira reunião ordinária presidida pelo novo presidente da entidade, o prefeito de Socorro, André Bozola, eleito no último dia 15 de janeiro.
O secretário estadual de Turismo, Roberto de Lucena, participará do evento e discursará aos prefeitos, secretários e gestores de Turismo das cidades. “É uma oportunidade que os chefes de executivo têm para troca de experiências e ideias e também para discussão sobre a questão do setor turístico no Estado de São Paulo, que vem registrando crescimento em sua demanda ano a ano”, frisa o novo presidente da Aprecesp. O encontro ocorre a cada dois meses.
A reunião também servirá para que o Plano Diretor de Turismo de Olímpia seja apresentado aos demais prefeitos. Mario Beni, Livre Docente em Turismo pela Eca (Escola de Comunicações e Artes) da USP (Universidade de São Paulo) discorrerá sobre o assunto.
Sobre Olímpia , a mais nova estância de SP
Olímpia é uma das três últimas novas estâncias reconhecidas pelo Governo do Estado como estância turística, ao lado de Guaratinguetá e Brotas. As três cidades foram classificadas após a aprovação de um projeto de lei na Assembleia Legislativa, em julho do ano passado, totalizando, agora, 70 estâncias turísticas no Estado. Agora elas adquiriram o direito de receber recursos do Dade (Departamento de Apoio ao Desenvolvimento das Estâncias), órgão da Secretaria Estadual de Turismo.
Segundo o prefeito Eugênio José Zuliani (DEM) Olímpia iniciou sua campanha para se tornar estância em 2001. “Agora iniciamos outra luta. Estamos reivindicando junto ao Congresso Nacional e o Senado o reconhecimento da cidade como ‘Capital Nacional do Folclore’, título já reconhecido pela Secretaria Estadual de Cultura”, explica Geninho, como é popularmente conhecido.
“Somos a única cidade do mundo a possuir um recinto exclusivo para o Folclore. O título (de Capital Nacional do Folclore) irá valorizar ainda mais nosso trabalho e empenho em manter a tradição da festa, que dura 10 dias e atrai cerca de 100 mil turistas durante o período”, explica.
Crescimento
Ainda segundo o prefeito, a cidade vem crescendo e registrando números significativos no setor turístico. Além do Thermas dos Laranjais, um dos cinco termais mais visitados do mundo, com dois milhões de visitantes ao ano, a cidade vem recebendo investimentos maciços na rede hoteleira, que conta atualmente 10 mil leitos e expectativa de aumentar para 22 mil nos próximos anos. “Só perdemos para São Paulo e Santos em número de leitos”, ressalta.
A rede hoteleira já gera 12 mil empregos com expectativa de crescimento. O Thermas dos Laranjais está há 30 anos na cidade, realizando investimentos crescentes e atraindo novos investidores à cidade”, frisou o prefeito, que também comemorou a inauguração do Royal Thermas Resort & Spa, no final do ano passado. “O empreendimento possui 490 apartamentos e 200 funcionários com carteira assinada. Vamos capacitar mão-de-obra para evitarmos exportar de outras cidades”.
De acordo com Geninho, o Turismo é uma nova realidade, ante o segmento agrícola, que há poucos anos respondia por 90% da geração de renda no município. Novos parques aquáticos deverão se instalar na cidade a partir deste ano. “Queremos ser um grande centro de entretenimento”, reforça.
SERVIÇO:
1º Encontro das 70 Estâncias da Aprecesp – 2015
Data: 28 de fevereiro
Local: Royal Thermas Resort & SPA
Endereço: Alameda das Embuias, 87
Credenciamento: 8h30
Horário: A partir das 9h