São Paulo não é apenas centro cultural e histórico, ou comércio e correria, também pode oferecer um pouco da calmaria do mar e da areia de praia, junto ao ventos da maresia. E o litoral norte de São Paulo é ainda mais encantador por suas águas transparentes e praias paradisíacas, também junto a mata atlântica. E aqui separamos três diferentes cidades praianas do norte Paulista para você visitar:
Ubatuba
Já foi a maior região litorânea ocupada pelos índios tupinambás. Em uma distância de 250 km da capital de São Paulo e limitando-se ao norte com Paraty (Rio de Janeiro), e cercada pela Serra do Mar e a Mata Atlântica, quase oitenta por cento do território da cidade de Ubatuba consiste em áreas de preservação, a cidade também possui uma sede do Projeto TAMAR, destinada à conservação das espécies de tartarugas-marinhas do litoral brasileiro.
São Sebastião
A cidade mais antiga do litoral norte, e em uma distância de 197 km da capital, e como dito, uma das características das praias do norte paulista é a forte presença da mata atlântica. A cidade possui cerca de 36 praias, algumas bem conhecidas como Maresias que é visitadíssima pelos surfistas, mas para aqueles que preferem andar pela cidade, também pode oferecer um pouco de história e arte, como museus, teatros e igrejas.
Ilhabela
Uma micro-região de São Sebastião, localizada quase no meio entre São Paulo e o Rio de Janeiro, possui cerca de 45 praias principais e outras pequena praias. Uma das suas maiores características é a predominância da Mata Atlântica, que leva inúmeros túristas, e até mesmo muitos gringos, que gostam de fazer muitas das trilhas que se escondem pela ilha e suas muitas cachoeiras.
A ilha possui duas faces distintas: a face voltada para o continente é a mais urbanizada e populosa cujas praias são mais calmas, badaladas e poluídas. Já a face voltada para o oceano aberto é pouco habitada, sendo que a maioria dos habitantes dessa face está na Praia de Castelhanos, a única praia do lado oceânico acessível de carro (embora só jipes possam fazer o trajeto até o local). Como as praias dessa face estão todas voltadas para o oceano, possuem ondas mais fortes que atraem surfistas.
Foto: Pixabay