PUBLICIDADE

Região Sudeste

Agência de Turismo Oficial do 32º Natal Luz de Gramado, a Vento Sul conta com diversas opções de entretenimento na serra gaúcha. Em meio a disponibilização de ônibus e vans junto ao desembarque dos passageiros no aeroporto Salgado Filho, em Porto Alegre, destaque para os roteiros de agroturismo especialmente desenvolvidos pela empresa. Visando proporcionar a oportunidade de conhecer e descobrir alguns dos mais bonitos – e desconhecidos – cenários da região, a Vento Sul oferece três opções de passeios – conforme descritivo abaixo.

As viagens acontecem todos os dias da semana, sempre a bordo de ônibus antigos, chamados de “Princesinhas”, nome em alusão à novela Tieta e um ônibus nesse estilo chamado carinhosamente de “Marinete, a princesinha do agreste”.  São quatro veículos disponíveis para o passeio, Dodge Fargo 1948, Chevrolet Apache 1958, Ford Bicudo 1970 e Mercedes Benz 1974, todos meticulosamente preparados para incrementar a experiência. O embarque funciona no ponto de vendas da Vento Sul na Praça das Etnias, ao lado da Rodoviária.

Vale destacar o anúncio da ampliação da infraestrutura da Vento Sul com o objetivo ampliar a sua atuação no turismo emissivo na região. A empresa abrirá sede própria em Canela – rua Visconde de Mauá – e a modernização de sua sede em Gramado para janeiro de 2018.  Desta forma e não por acaso, somente nos primeiros nove meses deste ano, a Vento Sul Turismo registrou um aumento de 20% no número de passageiros transportados e eventos realizados.

TOUR DO VALE – Duração: Das 14h as 18h – Segunda, quarta e sexta-feira
A estrada de chão, o ar puro, a natureza, as casas coloniais e a visita às famílias italianas e alemãs proporcionam momentos inesquecíveis no Vale do Quilombo e Linha 28, no interior de Gramado. Junto à morros de intensa vegetação, rios e cachoeiras, passando por campado de araucárias, parreiras de kiwi e uva à bordo de um ônibus tipicamente colonial, o turista passa a conhecer as belezas naturais que Gramado esconde em seu interior.
Família Marcon: a lida do campo é o que marca a primeira parada do passeio. O Casal italiano Vicente e Fátima Marcon compartilha a história de seus antepassados no memorial da família, mostrando objetos que eram utilizados pelos seus pais, o plantio de milho e o manejo com os animais.
Alambique Rossa: a arte de produzir cachaça, graspa e vinho é o que marque esta parte do passeio. Quem conduz é o proprietário e produtor Romeu Rossa, que conta a história de sua família.
Família Barreta: em uma casa centenária em estimo enxaimel, onde funcionava um salão de Kerb, o visitante é recebido por seus proprietários Jovani e Margarete Baretta, que servem um saboroso café da tarde com verdadeiros produtos coloniais, recheado por bolos, pasteis, cucas, sucos e cafés.

TOUR LINHA ÁVILA – Duração: 8h30 as 13h30 – Terças e quintas-feiras
A história de vida de homens e mulheres, que com muita garra e trabalho, colonizaram as terras que hoje chamamos de Gramado. Alemães, italianos, portugueses, franceses e gaúchos construíram um bom lugar para viver e, através de seus costumes, mesa farta, religiosidade e empreendedorismo transformaram a pequena cidade serrana em referência turística e cultural.
Família Wagner: Saborosos doces e geleias, produzidos pelo casal Lírio e Terezinha, ganham destaque no primeiro ponto de visitação.
Cantina Nonno Giovanni: A imigração italiana é contada pelo casal Alcione e Marivani em um ambiente acolhedor próximo a casa onde vivem. A produção de vinho artesanal em estufa de fumo desativada tomará a atenção dos visitantes, que conhecerão a “fórmula” para fazer vinhos. Queijos, salames, sucos, conservas, mel e pães caseiros serão degustados e poderão ser adquiridos pelos visitantes.
Vivenda Schonrhein: O roteiro encerra com um típico e apetitoso café alemão, incluindo Eisbein (joelho de porco), kartoffel (batata), chucrute e outras delícias na Vivenda Schönrhein, de propriedade do casal João Pedro e Rose Marie Rheinheimer. Sítio Tradição: a cultura gaúcha fecha o passeio com chave de ouro. Trajado com vestes típicas, o empreendedor Maurício fala sobre a vida campeira e costumes do povo gaúcho. O artesanato produzido por sua sogra, Vânia, resgata técnicas tradicionais da Alemanha e da França, que remetem às origens das famílias de seus pais e de seu marido. O típico costelão assado na vala encerra o roteiro.

TOUR O QUATRILHO – Duração: 14h as 18h – Terça, quarta e sábado 
Em meio a vales e riachos nas localidades de Campestre do Tigre e Tapera, onde viveram os protagonistas do livro e filme “O Quatrilho”, o turista é convidado a conhecer a história das famílias que colonizaram estas terras. O cultivo de frutas e a produção de vinho, um moinho colonial, o cenário encantador de um mirante, a natureza e a mesa farta transformam o passeio e um momento inesquecível.
Família Lazaretti: há mais de 120 anos a família Lazaretti enraizou-se em um pequeno espaço de terra no interior de Gramado. Na sua adega, com barris produzidos a mais de 100 anos, também conta como é preparado o vinho colonial e a graspa, que podem ser degustados pelo visitante. Família Grins: no moinho colonial da família Grins, na propriedade onde viveram os protagonistas do romance “O Quatrilho”, Nicodemo e Maria, Joseph e Carolina no ano de 1893, o casal Eduardo e Marlize conta a história destes personagens que marcaram época. O visitante é convidado a conhecer o cemitério onde é possível ver o túmulo onde estão Nicodemo e Maria. Ao lado do cemitério, fica a Igreja de Pedra Santo Antônio, onde foram realizados os matrimônios dos casais. Morro da Polenta: uma vista exuberante é apreciada pelo turista neste ponto do passeio. O Morro da Polenta, a 900 metros de altura, é usado como mirante. Família Ramm: na porta de entrada da casa de Ingo e Isolde Ramm o visitante é tomado pelo clima interiorano ao som de sanfonas. O turista é convidado a saborear um farto e saboroso café colonial típico alemão, com receitas herdadas de seus antepassados. A receptividade do casal deixa no visitante a vontade de retornar e reviver momentos inesquecíveis.