GRAMADO (RS) – O 29º Festuris recebeu nove mil visitantes, alta de 10% em comparação à edição do ano passado. Outros 10% de crescimento foram registrados na área ocupada pelos estandes no Serra Park. Recorde ainda mais importante é na geração de negócios prevista pelos organizadores da Rossi e Zorzanello: os R$ 253 milhões do ano passado devem aumentar para R$ 280 milhões em 2017. Os cofres de Gramado e Canela, devem ser impactados este ano com R$ 18 milhões por conta do evento contra R$ 14 milhões da última edição.
A área de luxo esteve em evidência, 300% maior do que na edição em que estreou, no ano passado. Outros espaços destacados: Inovação e Tecnologia, LGBT, Acessibilidade, Sustentabilidade e Turismo verde, Gastronomia, Espaço Mice Corporativo, Cultural e Religioso e Business.
Destinos internacionais estreantes: Polônia, Etiópia e Vietnã.
NOVO LOGOTIPO
Um Festuris mais moderno, conectado com o mundo e não-linear. É isso que busca o novo logotipo do evento, apresentado hoje por Marcus Rossi, da Rossi e Zorzanello. As araucárias permanecerão até essa edição pois, a partir da próxima segunda-feira serão substituídas por uma versão cuja ideia foi tirada durante o Gramado Summit, outro evento da empresa.
O impacto econômico da feira também apresentará um crescimento. De acordo com Zorzanello, neste ano deve ser alcançada a cifra de R$ 280 milhões, contra R$ 253 no ano passado. A área da feira foi ampliada em 10%, chegando a 20 mil m². O número de marcas expostas ultrapassou as 2 mil e a feira deu continuidade na sua internacionalização, com 60 destinos estrangeiros.
“A nossa aposta nos nichos também se mostrou acertada. O espaço Luxury foi triplicado, o Business, que teve o patrocínio da Copa Airlines, veio para ficar. O Mice, com os agendamentos dos buyers também foi um sucesso”, destacou o executivo.
30 ANOS
A partir de segunda também, já se inicia o novo processo para 2018, ano em que a feira completa três décadas. Estandes já serão comercializados a partir deste ano. Novidade também é o novo portal do Festuris, em breve a ser lançado.
Em 2018, a feira irá comemorar os seus 30 anos. Para isso, prepara uma série de novidades, algumas, segundo Eduardo Zorzanello, serão apresentadas apenas em janeiro. No entanto, Marcus Rossi, também sócio da Rossi & Zorzanello, já revelou a primeira delas: uma nova identidade visual. “Em todo este período, a nossa marca sofreu apenas algumas pequenas atualizações, mas esta é a primeira vez que ela é reformulada”, explicou Rossi.
O executivo destacou que a necessidade de atualização da marca veio das próprias mudanças no mercado e na forma que as empresas se comunicam hoje. “Estamos na era da informação 4.0 e entendemos que era hora de rejuvenescer”, justificou.
Agora, no logotipo a letra “F” de Festuris ganhou uma forma curvada. Conforme Rossi explicou, mostrando que a feira “não faz nada em linha reta, mas pensa sempre em inova”, disse. Além disso, os dois pinheiros da marca antiga deram lugar a um mosaico de “Fs” conectados. “Isso representa a nossa missão de conectar o mundo”, finalizou.
Fotos: Reprodução
Fonte: Panrotas