PUBLICIDADE

Região Sudeste


Com mais de 400 mil habitantes, Santos conta dezenas de passeios que vão bem além da praia. Esquadrinhada por canais, que de certa forma ajudam o visitante a se localizar, a cidade exibe esqueleto de baleia, no Museu da Pesca, um punhado de prédios em estilo colonial, como o que abriga a ossada do mamífero marinho e o do Museu do Mar, outro punhado prédios do começo do século 20, como o da Bolsa do Café. Peixes vivos são encontrados no aquário municipal. Frutos do mar integram a célebre paella do Vista del Mar. E todo santista defende que o bolinho de bacalhau do Toninho é o melhor do lado de cá do Atlântico. Veja abaixo, onde ficam esses pontos. E, ao lado, programe sua visita.

MUSEUS

Museu Pelé: O Museu Pelé fica no bairro do Valongo, região central de Santos. Nos 4.134 m² de área dos dois prédios do museu, estarão distribuídos 180 itens do acervo de Pelé, área interativa multimídia e exposições temporárias, a primeira delas “4 Copas e 1 Rei”. O acervo total de Pelé contém 2.545 peças, que foram cedidas ao museu em forma de comodato. “A construção do Museu Pelé é uma conquista para a cidade de Santos e para o país. O museu preserva a memória esportiva do Brasil e garante a revitalização dos Casarões do Valongo, um imóvel com reconhecido valor arquitetônico e histórico” afirmou Paulo Alexandre, prefeito de Santos. Endereço: Largo Marquês de Monte Alegre, nº 2, Valongo – Centro Histórico. Funcionamento: De terça a domingo, das 10h às 18h. A bilheteria fecha 1h antes do término.

Museu da Pesca: Em um casarão em estilo colonial, dois andares abrigam vários artigos relacionados à vida no mar. Av. Bartolomeu de Gusmão, 192; tel.: 13/3261-5995.

Museu do Mar: O prédio em estilo colonial abriga exposição que explica a evolução dos principais grupos marinhos. R. República do Equador, 81; tel.: 13/3261-4808; www.museudomar.com.br

Pinacoteca Benedicto Calixto: Poucos palacetes antigos da orla continuam em pé, e esse é um deles. Hoje reúne obras do pintor santista Benedicto Calixto. Av. Bartolomeu de Gusmão, 15; tel.: 13/3288-2260;www.pinacoteca.unisanta.br.

PONTOS HISTÓRICOS

Bolsa Oficial do Café: Imponente, o edifício data do início do século 20 e funciona como museu, documentando a história do café no Brasil. R. XV de Novembro, esq. com a Frei Gaspar; tel.: 13/3219-5714; www.museu docafe.com.br

Monte Serrat: A 147 metros acima do nível do mar, tem a melhor vista da cidade. Os visitantes chegam ali em bondes da década de 20. Lá em cima, há uma igreja, um grande cassino e salões. Pça. Correa de Melo, 33; tel.: 13/3221-5665; www.monteserrat.com.br

Teatro Coliseu: Reinaugurado recentemente e agora com programação, esse prédio histórico estava abandonado. R. Amador Bueno, 237; tel.: 13/3226-8000.

Comida Estação Bistrô: Projeto idealizado em parceria entre a Universidade Católica de Santos, a Prefeitura de Santos e o Ministério do Turismo, o Restaurante-Escola Estação Bistrô capacita jovens, dos 18 aos 29 anos, cadastrados no Centro de Referência de Assistência Social.

Mais do que um Restaurante Escola, o Estação Bistrô se destaca como restaurante diferenciado pelo seu ambiente charmoso, atendimento eficiente e cardápio executivo preparado com carinho pelo nosso chef. Além do cardápio fixo, há três opções diárias de pratos especiais. Venha conhecer o nosso serviço e desfrute de um momento gastronômico inesquecível. Largo Marques de Monte Alegre s/nº. Centro Histórico – Santos – SP. Tel.: 13 3219-3494. De Terça a Sábado, das 12h às 15h. São muitos os restaurantes e bares que valem a pena conhecer!

CRIANÇAS

Aquário municipal: Tem peixes da várias espécies, tartarugas e até um lobo-marinho. Custa R$ 5. Av. Bartolomeu de Gusmão, s/nº; tel.: 13/3236-9996.

Bondinho: Qualquer um pode dar um passeio por ruas do centro histórico e ouvir sobre seus edifícios e casarões, em histórias narradas por um guia. Pça. Mauá s/nº, em frente à prefeitura.