Fui assistir o musical, com a Aliança Turismo da cidade de Santos, numa promoção do Rotary Club Boqueirão da mesma cidade. Depois de temporada de sucesso no Rio de Janeiro, o espetáculo “Se Eu Fosse Você, o Musical”, está em São Paulo, para uma temporada no palco do teatro do Complexo Ohtake Cultural, em Pinheiros, zona oeste da cidade.
A adaptação que mescla os dois filmes homônimos tem supervisão de Daniel Filho e direção de Alonso Barros. No palco, Helena (Claudia Netto) e Claudio (Nelson Freitas) são um casal em crise conjugal que, acidentalmente, troca de corpos. Os dois vivem situações cômicas e têm de aprender a lidar com o sexo oposto.
O elenco também conta com a atriz Fafy Siqueira, que interpreta a extravagante Vivinha, mãe de Helena, vive implicando com o genro e é responsável por momentos de humor do musical.
A comédia musical apresenta um repertório composto de sucessos da cantora Rita Lee. Foram selecionadas 28 músicas de Rita, como “Mania de Você”, “Ovelha Negra”, “Miss Brasil 2000” e “Nem Luxo, Nem Lixo”. Uma banda de dez músicos acompanha os atores no espetáculo.
“A força da peça está na beleza das descobertas: a do homem em relação ao que é ser mulher – sua força, sexualidade e feminilidade – e da mulher em relação à sensibilidade masculina”, diz diretor e coreógrafo da montagem, Alonso Barros.