PUBLICIDADE

Região Sudeste


Com versão em português e inglês, eBook gratuito convida leitor a conhecer a cidade sob ângulos inusitados. Disponível em visitesaopaulo.com/curiosidades

Em comemoração aos 461 anos da cidade, o São Paulo Convention & Visitors Bureau (SPCVB) faz um convite aos seus moradores e visitantes para olharem a capital de uma forma diferente e por ângulos inusitados, com o Curiosidades Paulistanas, livro especialmente desenvolvido pela entidade e assinado pelo jornalista Zedu Lima, agora com uma versão inédita em inglês, que traz histórias da arquitetura, gastronomia, cultura, arte e hotelaria. “Muitas das histórias contadas em Curiosidades Paulistanas ajudam a compreender a personalidade e alma de São Paulo que, ano a ano, desenvolve ainda mais a capacidade de ser hospitaleira, anfitriã e bem receber seus visitantes”, conta Toni Sando, Presidente Executivo da entidade.

Esse projeto literário é dividido em oito capítulos, que abordam arqueologia, arte e cultura, eventos, gastronomia, hotelaria, patrimônio, recreação infantil e tribos paulistanas, e está disponível gratuitamente em formato digital para download no site www.visitesaopaulo.com/curiosidades.

“O corre-corre diário não dá chance para que as pessoas que cruzam as ruas e avenidas de São Paulo desconfiem que um antigo edifício, uma praça, uma igreja ou um monumento guarda uma curiosidade. Quem poderia imaginar que animais da fauna brasileira fossem se esconder no alto das colunas da catedral da Sé? Ou que um antigo e belíssimo prédio no centro da cidade abriga o único museu de tatuagem da América Latina? Que bem próximo do Parque do Ibirapuera é possível colher café como nas fazendas do interior? Quem desconfiaria que em Guarulhos houve uma corrida do ouro antes de sua exploração em Minas Gerais”, conta Zedu Lima, na introdução do livro.

Confira abaixo o texto Do Cemitério ao Museu, do capítulo Arte e Cultura:

Quem a vê na Pinacoteca do Estado, altiva, exuberante, sensual, enigmática, não pode imaginar que ela veio do Cemitério do Araçá, onde residiu por muitos anos.

A escultura em mármore Musa Impassível esconde uma interessante história. Ela adornava o túmulo da poetisa Francisca Júlia, que faleceu no dia 1º de novembro de 1920. Filha de um advogado e de uma professora da rede pública, Francisca Júlia da Silva nasceu em 1871 na Vila de Xiririca, atual município de Eldorado. Veio para São Paulo criança e logo seu dom literário começou a se manifestar. Aos 14 anos escreve pequenos poemas publicados nos jornais O Estado de S. Paulo, Correio Paulistano e Diário Popular.

Seu livro de poesia “Mármores”, publicado em 1895, com o poema “Musa Impassível”, recebe elogios da crítica numa época em que a literatura era um ofício praticamente masculino.

Ao falecer na madrugada seguinte à noite da morte do marido, um grupo de intelectuais, liderados pelo mecenas e senador José Freitas Valle, solicitou ao presidente do Estado de São Paulo, Washington Luis, encomendar uma escultura para o túmulo de Francisca Júlia. O artista encarregado da obra foi o jovem escultor Victor Brecheret que, inspirando-se nos poemas da homenageada, criou, de 1921 a 1923, em Paris, onde estava como bolsista, a Musa Impassível. Com o tempo, a escultura de mármore ao ar livre foi se desgastando, obrigando sua transferência do Cemitério do Araçá para a Pinacoteca do Estado, no Parque da Luz. A remoção envolveu 15 pessoas e um guindaste. Na antiga morada foi colocada uma réplica de bronze.

Zedu Lima, Curiosidades Paulistanas

Ainda em comemoração aos 461 anos, será lançada em breve a loja virtual do São Paulo é Tudo de Bom, “uma nova forma dos paulistanos e visitantes demonstrarem seu amor”, como explica Toni Sando. “Nela, artigos como canecas, tags de bagagem, chaveiros e guarda-chuvas temáticos poderão ser adquiridos, despertando o sentimento de orgulho e valorização à cidade”, finaliza.

Sobre o SPCVB
Com 31 anos de existência e primeiro Convention & Visitors Bureau da América do Sul, o São Paulo Convention & Visitors Bureau é uma fundação estadual de direito privado, sem fins lucrativos, que congrega atualmente mais de 700 associados-mantenedores, representando todos 61 segmentos do trade turístico paulista. Seus objetivos são a ampliação do número de visitantes e o aumento de sua estadia por meio da captação e suporte a eventos, promoção e programa de capacitação.
Para isso, a entidade integra setores da sociedade em parcerias público-privadas a fim de dinamizar o volume de negócios e o mercado de consumo, contribuindo para o desenvolvimento econômico do destino, melhoria da qualidade de vida e renda de seus habitantes, e aumento do número de visitantes. Os recursos financeiros da Fundação são provenientes da mensalidade dos associados, de parcerias e da contribuição facultativa do roomtaxjunto aos hóspedes dos hotéis associados.