Para a Fundación Códigos, que estuda as mudanças climáticas no planeta, os veículos elétricos representam a solução para os problemas ambientais
Em uma iniciativa sem precedentes no Uruguai, a cidade de Montevidéu anunciou que irá licenciar 50 taxis elétricos para que passem a circular na capital uruguaia. A medida visa impulsionar e estimular o uso dessa modalidade de transporte na cidade. O pesquisador uruguaio, Luis Seguessa, que há mais de 25 anos investiga e difunde as principais causas das mudanças climáticas e o aquecimento global, participou do lançamento e comemorou com sua equipe da Fundação Códigos, que atua no mundo inteiro em prol dos carros elétricos e de medidas que diminuam o impacto dos efeitos do clima no meio ambiente. Segundo explicou Seguessa, mais de dois bilhões de automóveis que circulam no mundo são responsáveis pela deterioração do nosso planeta. “Necessitamos urgente mudar a tecnologia de transportes para veículos elétricos”, afirmou.
Por esta razão, a Fundação Códigos tem apoiado este e outros tipos de medidas que estimulam tecnologias amigáveis ao meio ambiente e que, além disso, oferecem novas e melhores possibilidades para a qualidade de vida no planeta. “Anteriormente se pensava que os carros elétricos não funcionariam bem, mas hoje temos automóveis que possuem o mesmo desempenho, e quiçá, até melhores que os veículos convencionais”, diz o pesquisador Luis Seguessa. Em seus anos de pesquisa no setor do clima e do aquecimento global, a Fundação chegou à conclusão de que os maiores responsáveis pela deterioração ambiental são os veículos movidos a combustíveis fósseis.
Segundo explicou Luis Seguessa, estes automóveis consomem grande quantidade de oxigênio para funcionar, e esta queima excessiva de oxigênio gera a deterioração da camada de ozônio e um desequilíbrio generalizado para o planeta, causando fenômenos climáticos extremos, com devastadoras consequências para a vida na Terra.
Os automóveis elétricos, no entanto, além de não emitirem gases tóxicos, contam com a grande vantagem de não necessitar de oxigênio para funcionar. Nesse sentido, são mais amigáveis ao planeta e, segundo a Fundação Códigos, constituem a melhor solução possível para evitar a destruição do meio ambiente. Portanto, a cidade de Montevideu sai na frente do continente sul-americano, e contará com modelos de taxis 100% elétricos BYD – montadora chinesa exclusiva e especializada em veículos elétricos – que já circulam em Londres e Nova York. Durante o lançamento oficial Luis Seguessa ainda explicou que estes automóveis são carregáveis em duas horas e possuem 330 km de autonomia.
Sobre a Fundación Códigos
A Fundação Códigos nasceu na cidade de Punta del Este, Uruguai, iniciada pelo pesquisador Luis Seguessa e um grupo de profissionais, a fim de divulgar a principal causa das mudanças climáticas no mundo e suas possíveis soluções.
Luis Seguessa – Presidente da Fundação – tem mais de 25 anos de estudo sobre as causas e conseqüências de fenômenos climáticos, tendo feito uma extensa pesquisa sobre a camada de ozônio, a magnetosfera, os pólos de fusão, hidrato de metano, etc., dentro dos campos de estudo da física e da engenharia mecânica.
Em 15 de janeiro de 2008, Seguessa realizou uma série de conferências internacionais em São Paulo, para aumentar a consciência da humanidade sobre o grave problema que aflige o planeta e conseguir mais pessoas em todos os continentes para se juntarem à esta iniciativa para a mudança tecnológica e de consciência.
Em outubro de 2011, a Fundação abriu uma academia de arte em sua sede, em Punta del Este, para promover o trabalho artístico e criativo das gerações futuras dentro do seu projeto Música para Todos.