O Aeroporto Internacional de Viracopos, em Campinas (SP), foi eleito o melhor do país dos 20 terminais avaliados na Pesquisa de Satisfação do Passageiro, realizada pelo Ministério dos Transportes, Portos e Aviação. Em 23 rodadas, essa é a nona vez que o terminal carimba o posto de primeiro lugar. Em uma escala que vai de 1 a 5, sendo 1 para “muito ruim” e 5 para “muito bom”, o terminal recebeu nota 4,74 no indicador satisfação geral do passageiro. O Aeroporto Internacional de Guarulhos atingiu 4,39 e o de Congonhas 4,36.
Viracopos alcançou a nota máxima (5) no indicador tempo de fila no check-in (autoatendimento). Além disso, dos 37 indicadores pesquisados, ele obteve a melhor nota em 14 itens. Indicadores como sensação de segurança nas áreas públicas do aeroporto (4,72), disponibilidade de vagas nos estacionamentos de veículos (4,75), cordialidade e prestatividade dos funcionários do check-in (4,91) foram alguns deles. A pior avaliação do terminal ficou para a categoria custo-benefício dos produtos alimentícios (3,09).
Já o Aeroporto de Guarulhos teve destaques em: quantidade e qualidade das lanchonetes e restaurantes (4,23); disponibilidade de vagas no estacionamento de veículos (4,47); qualidade das instalações do estacionamento (4,46) e a limpeza geral do aeroporto (4,52). Por outro lado, a disponibilidade de tomadas (3,90) e a qualidade da internet wi-fi disponibilizada pelo aeroporto (3,22) foi mal avaliada pelos entrevistados.
A melhor nota atribuída pelos viajantes à Congonhas foi de 4,69 no índice que mede a cordialidade e prestatividade dos funcionários do check-in. Em seguida, a qualidade da informação nos painéis das esteiras de restituição de bagagens (4,63) e tempo de fila no check-in, autoatendimento (4,50). No entanto, o terminal teve as piores notas nos quesitos custo-benefício do estacionamento (2,25) e custo-benefício dos produtos de lanchonetes e restaurantes (2,57).
SATISFAÇÃO GERAL – Os passageiros brasileiros e estrangeiros entrevistados pela pesquisa estão satisfeitos com os serviços oferecidos em 19 dos 20 principais aeroportos brasileiros. A proporção de aprovação chega a 89% dos entrevistados, que avaliaram os terminais como “bons” ou “muito bons”. A média de Satisfação Geral chegou a 4,36.
O levantamento revela também que 79% dos 38 indicadores de percepção avaliados pelos passageiros nos 20 aeroportos registraram notas médias acima de 4, cumprindo a meta estabelecida pela Conaero.
ABAIXO DA META – Seis dos oito indicadores referentes às facilidades ao passageiro, ligados aos serviços comerciais nos aeroportos, receberam as avaliações abaixo da nota 4, na média dos 20 aeroportos. Na opinião dos usuários, as principais queixas foram: disponibilidade de bancos, caixas eletrônicos ou casas de câmbio (3,69); custo-benefício do estacionamento (3,14); valor dos produtos comerciais (3,08) e o preço cobrado pelos alimentos, que teve a menor nota entre todos os indicadores, 2,93.
A qualidade da internet (3,51) e a disponibilidade de tomadas (3,88) foram os únicos quesitos considerados “regular” entre os 16 indicadores do agrupamento que avalia a infraestrutura aeroportuária dos terminais.
Ao todo, foram ouvidas 21.206 pessoas no trimestre por pesquisadores da Praxian – Business & Marketing e o nível de confiança do levantamento é de 95%, com margem de erro de 5%.