Nesta terça-feira (23) o Brasil festeja duas datas importantes com os olhos voltados para a Olimpíada: o Dia Nacional do Esporte e o Dia Olímpico. Uma série de eventos realizados na cidade do Rio de Janeiro com crianças e atletas vão marcar as comemorações. O Comitê Olímpico do Brasil apresenta o mascote do Time Brasil e presta uma homenagem a maior delegação esportiva brasileira da história do esporte. Cerca de 600 atletas se despedem do país e seguem para o último evento esportivo que antecede os Jogos Olímpicos Rio 2016: o Pan-Americanos de Toronto, que acontece de 10 a 26 de julho.
Os eventos esportivos têm movimentado as viagens internas no país. No ano passado, mais de três milhões de turistas brasileiros viajaram pelo continente para acompanhar a seleção durante a Copa do Mundo, segundo o Ministério do Turismo. E mais de um milhão de estrangeiros de 202 países estiveram no Brasil entre maio e julho do ano passado, segundo a Polícia Federal. A construção e reforma de novos estádios, aliado à profissionalização dos campeonatos nacionais de diversas modalidades e ao intercâmbio de experiências por meio de congressos e feiras têm aumentado o impacto do esporte no turismo.
Para a Olimpíada de 2016 são aguardados de 350 a 500 mil estrangeiros no Brasil, segundo o MTur. A maioria deles na cidade do Rio de Janeiro, sede da competição. Outros destinos brasileiros, no entanto, também se preparam para receber os cerca de 10,5 mil atletas e suas delegações. Eles são representados por 205 países e devem usar os mais de 70 centros de treinamentos, espalhados pelas cinco regiões brasileiras. Belo Horizonte, Juiz de Fora e Uberlândia receberão, em seus centros de atletismo, de natação e de ginástica artística, as delegações da Grã-Bretanha, do Canadá e da Irlanda, respectivamente.
Este ano também estão previstos eventos-teste preparatórios para os Jogos Olímpicos. Entre eles o remo, o hipismo, o ciclismo de estrada e as maratonas aquáticas, entre julho e a outubro deste ano. Para facilitar a entrada desses estrangeiros, o Ministério do Turismo tem buscado apoio do Ministério das Relações Exteriores para isentar de visto os atletas norte-americanos. Além disso, o ministro Henrique Alves se prepara para divulgar, em agosto, as ações realizadas pelos governos federal e do Rio para a competição.