PUBLICIDADE

eventos

Por Marcos Arruda 
A Infraero firmou contrato com o Governo do Estado, por meio do Departamento Estadual de Estradas de Rodagem e Transportes (DER-RO), para a execução de serviços especializados de medição de atrito e de macro textura nas pistas de pousos e decolagens de três aeroportos do Estado: Cacoal, Vilhena e Ji-Paraná. Para este último, o contrato prevê também a remoção de borracha na pista de pousos e decolagens.
Aeroporto de Ji-Paraná (Imagem: Folha Rondoniense)
Os serviços de medição de atrito e de macro textura são necessários para a verificação e o monitoramento do nível de aderência entre o pneu da aeronave e o pavimento de forma a garantir ainda mais segurança às operações aeroportuárias. Já a ação de remoção de borracha – deixada pelas aeronaves no momento do pouso – é uma atividade de manutenção periódica a fim de garantir a melhor qualidade de operação da pista.
Os serviços serão executados em até 30 dias pela equipe da Superintendência de Gestão da Manutenção da Infraero, seguindo os critérios de segurança operacional estabelecidos pela Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC), e vão ocorrer fora do horário de movimento do aeroporto de modo a minimizar possíveis impactos.
Para o superintendente de Negócios da Infraero, Francisco Nunes, o contrato consolida a parceria entre a Infraero e o DER-RO. “No ano passado, a Infraero também foi contratada para realizar os serviços de medição de atrito e macro textura nos três aeroportos do estado, portanto, esse novo contrato mostra que estamos no caminho certo, atendendo às necessidades daqueles aeroportos”, ressaltou.
“Os trabalhos que serão realizados são essenciais e atendem a padrões internacionais de qualidade para garantir ainda mais segurança aos usuários dos aeroportos de Rondônia”, acrescenta o diretor-geral do DER, Elias Rezende.